
A CIC e a CDL Garibaldi uniram-se ao movimento que pede maior tributação e restrição à publicidade de bets, as apostas esportivas online. A iniciativa é encabeçada pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA).
O documento, que já tem a adesão de dezenas de entidades gaúchas, também tem o aval do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers). O texto abre com o alerta de que bet vicia e que “o vício em jogo está destruindo famílias”. Além de aumento da tributação, pede a políticos uma restrição semelhante à publicidade de outros produtos com este efeito. Em geral, se referem a cigarros.
O comércio em geral começou a se manifestar primeiro quanto ao avanço das bets nas finanças familiares. De alguns meses para cá, a pauta tomou as discussões dos supermercadistas, pois as apostas passaram pegar a fatia do orçamento familiar que era direcionada à alimentação.
O presidente da FAGV, Vilson Noer, expressa sua preocupação com o incentivo às apostas em campanhas publicitárias protagonizadas por celebridades e influenciadores digitais e alerta sobre a projeção de que o mercado de apostas pode movimentar R$ 700 bilhões até 2028
“A epidemia das apostas se instalou de maneira exponencial”, alerta.
NOTA DAS ENTIDADES
