
A participação da equipe da Nutrire, fabricante de pet food com sede em Garibaldi, na NRF Retail’s Big Show, em Nova York, trouxe importantes reflexões sobre os rumos do varejo global do segmento. A visita, ocorrida em janeiro, consolidou a visão de um novo momento para o varejo do setor: menos pautado por “hypes” e mais focado em execução, eficiência e experiência. Um dos conceitos que mais se destacaram foi o Physical + Human + Digital.
“Isso representa a integração equilibrada entre a experiência do ponto de venda físico, o atendimento humano e acolhedor e o uso inteligente do digital como facilitador de conveniência e dados”, esclarece o gerente de marketing e P&D da Nutrire, Yan Belo.
No recorte específico do mercado pet, produtos e recomendações baseadas no perfil dos animais de estimação, considerando idade, porte, estilo de vida e necessidades específicas, não são considerados luxo, mas expectativa do consumidor. Outro movimento forte observado é a ampliação de serviços integrados ao varejo, como banho e tosa, programas de assinatura e acompanhamento, que fortalecem a recorrência e a fidelização. Paralelamente, cresce a importância da comunidade e da educação do tutor, com marcas e lojas investindo em conteúdo, experiências e ações que mantêm o consumidor próximo, aumentando a chance de recompra. A tecnologia aparece de forma mais discreta e estratégica. Em vez de protagonismo, ela atua de maneira “invisível”, apoiando decisões, simplificando processos e melhorando a experiência do cliente.
“Ferramentas de automação e inteligência artificial são utilizadas como suporte à operação e ao atendimento, sempre com foco em facilitar a jornada de compra, e não apenas como vitrine de inovação”, diz Belo.
No campo das oportunidades para impulsionar negócios, as possibilidades passam, entre outras, por ações como transformar a loja em um ambiente de experiência e orientação, com degustações, eventos, dias temáticos, conteúdos no ponto de venda e demonstrações que aumentem o tempo de permanência e a confiança do tutor. Programas de fidelidade e recorrência, assim como a proposta de uma venda mais consultiva, focada em soluções de nutrição e bem-estar, e não apenas na venda de ração. Além disso, a NRF reforçou a importância de melhorar a execução no dia a dia do varejo: sortimento bem ajustado, exposição clara, redução de rupturas e processos eficientes, que sejam fáceis de replicar e sustentáveis no longo prazo.