A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou, nesta terça-feira (22), as obras de manutenção asfáltica no pavimento da RSC-453, entre Estrela e Garibaldi. No momento, as operações incluem o serviço de fresagem – retirada do antigo pavimento da pista – para a colocação de uma nova camada asfáltica no trecho viário entre os municípios de Carlos Barbosa e Garibaldi.
Na próxima semana, os serviços avançam para o segmento entre os quilômetros 86 ao 88, entre Carlos Barbosa e Garibaldi.
Em virtude das obras, poderá ocorrer intercorrências no fluxo com a adoção de tráfego intercalado e pontos de espera nesses segmentos. Devido à presença de maquinários e de trabalhadores, é importante que os motoristas dirijam com atenção e cautela, respeitando os limites de velocidade e as sinalizações da estrada.
Conforme o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a RSC-453 é uma das rodovias administradas que contam com significativa movimentação de condutores pelo fato de ligar diversos municípios do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha.
“Aprimorar as condições do pavimento da estrada representa exercer uma contribuição direta para que possamos prevenir acidentes e, consequentemente, estimular o turismo e o transporte de cargas tão relevantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”, salientou Vanacôr.
Paralelamente, as equipes da EGR avaliam a construção da rótula do bairro Boa União, na RSC-453, em Estrela, além de ajustes técnicos no acesso ao bairro Pinheiros para qualificar a circulação de veículos entre os usuários.
Os trabalhos, que contarão com investimento total de R$ 13,7 milhões – com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR –, buscam qualificar as condições da RSC-453 e reforçar a segurança dos usuários que transitam pelas estradas que conectam o Vale do Taquari à Serra Gaúcha.