ELAS

Associação recolhe cartelas vazias de medicamentos em Garibaldi

Material, chamado de blisters, é utilizados como matéria-prima na fabricação de portas ecológicas

Além do impacto ambiental positivo, a campanha também tem caráter social. (Foto: Divulgação)
Além do impacto ambiental positivo, a campanha também tem caráter social. (Foto: Divulgação)

A Associação Elas, de Garibaldi, realiza o recolhimento e envio de cartelas vazias de medicamentos, chamados de Blisters. Essa importante ação ambiental e social é realizada desde o final de 2024. O material recolhido é utilizados como matéria-prima na fabricação de portas ecológicas.

Atualmente, o município já conta com mais de 30 pontos de coleta, distribuídos em hospitais, farmácias, supermercados e outros estabelecimentos. Semanalmente, voluntárias da associação fazem a retirada do material e o armazenam em uma sala do Colégio Santo Antônio, cedida pela Prefeitura Municipal.

O transporte até Caxias do Sul é realizado pela Rápido Garibaldi, parceira da iniciativa, sem custo algum. Os blisters são matéria-prima na fabricação de portas ecológicas. Para a produção de apenas uma porta, são necessários, em média, de 800 quilos a uma tonelada de cartelas.

Além do impacto ambiental positivo, a campanha também tem caráter social. Todo o material recolhido é destinado ao Recanto da Compaixão, em Caxias do Sul, coordenado pelo Frei Jaime Bettega. A renda obtida com a venda desses resíduos auxilia idosos e cerca de 400 trabalhadores, todos com carteira assinada, envolvidos em diferentes áreas sociais.

Cartelas de remédio, quando descartadas incorretamente, representam sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública, já que contêm resíduos químicos que contaminam o solo e os cursos d’água.