Os agricultores de Garibaldi terão a oportunidade de melhorar a produtividade de suas terras por meio das análises de solo. Na manhã desta quarta-feira (13) o prefeito Sérgio Chesini, sancionou o programa Garibaldi -Terra Fértil, que prevê incentivo aos agricultores, subsidiando análises de solo, análises foliares e acompanhamento técnico, com o intuito de qualificar as condições físicas, químicas e biológicas das terras.
Conforme o secretário municipal da agricultura, Lívio Antônio Bortolini, o programa vem sendo planejado a muito tempo. “A agricultura tem que estar em um bom caminho. Se a agricultura vai bem o município vai bem também. Nos vimos a demanda para termos análises estudadas. Então nós fizemos um acordo com a Emater, para realizar análises anuais, subsidiadas pela prefeitura, para ajudar os produtores, verificanado a condição do solo”, explica o secretário.
A estimativa é que sejam disponibilizadas mil análises anuais aos agricultores, com atendimento técnico da Emater para que os mesmos possam saber o momento exato de fazer essa avaliação e, com os resultados, agir de forma a aumentar, gradativamente, a produtividade. “Com o Terra Fértil, vamos desenvolver uma agricultura de precisão em nosso município”, definiu Chesini. As análises serão oferecidas pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/RS.
Segundo o prefeito Sergio Chesini, o projeto faz parte de um plano maior de apoio ao setor, em especial à agricultura familiar. “Nós temos que proporcionar condições cada vez melhores para que nossos agricultores sejam mais produtivos, qualificando o seu trabalho através das melhores tecnologias para nossa região”, acrescentou. A lei foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores no dia 27 de junho.