Fotos: Especial/Leouve
Fotos: Especial/Leouve

Garibaldi - Empresas instaladas às margens da BR-470, em Garibaldi, relatam dificuldades após o fechamento de um acesso tradicional utilizado há mais de 60 anos para entrada e saída de veículos. Segundo proprietários, o bloqueio, realizado recentemente, ocorreu sem notificação prévia às empresas afetadas.

De acordo com os relatos enviados a reportagem, o acesso historicamente utilizado sempre serviu como principal ligação aos pavilhões e estabelecimentos da região. Com o fechamento, motoristas passaram a usar uma via localizada mais abaixo, aberta anos atrás, mas que, segundo os empresários, apresenta condições precárias, com buracos, risco de atoleiro e ausência de placas de sinalização. Eles afirmam que o trajeto inseguro pode confundir clientes e comprometer o fluxo de atendimento.

Também foi mencionado que há uma decisão judicial relacionada à área que teria transitado em julgado há cerca de dez anos, mas não foram informados detalhes do processo. Segundo empresários, a falta de comunicação sobre o fechamento e a inexistência de alternativas adequadas acabam colocando em risco o funcionamento dos negócios.

Resposta da CSG

Em nota enviada à reportagem nesta sexta-feira (21), a CSG informou que o fechamento do acesso ocorreu em atendimento a uma notificação formal do governo do Estado, que solicitou a regularização do ponto por se tratar de um acesso irregular. Segundo a concessionária, a medida foi combinada previamente com a Prefeitura de Garibaldi, que possui um projeto de implantação de uma via marginal em desenvolvimento em parceria com a empresa, e o município tem acompanhado todo o processo.

A CSG afirmou ainda que os lindeiros não ficaram sem alternativas de circulação, destacando que existe outro acesso regular definido pelo órgão competente e dentro dos padrões de segurança viária.