Frente fria traz instabilidade e alerta para o Rio Grande do Sul

A combinação entre chuvas intensas e ventos vigorosos, com velocidades variando entre 60 a 100 km/h

Publicado por
06:00 - 10/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Nesta sexta (10), uma frente fria tentará avançar sobre a região, porém será barrada pela massa de ar seco e quente proveniente do Centro do Brasil, resultando em um cenário de tempo instável na maioria das áreas. A persistência dessa instabilidade ao longo do fim de semana e início da próxima semana acarretará altos volumes de chuva, aumentando o risco de transtornos como alagamentos e queda de galhos de árvores. A combinação entre chuvas intensas e ventos vigorosos, com velocidades variando entre 60 a 100 km/h.

Para a Serra Gaúcha, a previsão indica tempo chuvoso tanto durante o dia quanto à noite, com temperaturas oscilando entre 18°C e 22°C. Na capital Porto Alegre, as temperaturas se manterão entre 18°C e 19°C, acompanhadas de condições climáticas similares.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso para a região, válido a partir das 00:01 do domingo (12). O alerta destaca a possibilidade de chuvas com intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além dos ventos intensos mencionados anteriormente. Consequentemente, há riscos elevados de cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Por fim, entre terça e quarta-feira da próxima semana, espera-se uma mudança significativa nas condições climáticas com a chegada de uma massa de ar polar. Esta provocará um declínio acentuado nas temperaturas, marcando os primeiros dias verdadeiramente gelados do ano.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp