Bombeiros

Fábrica de chocolate atingida pelo fogo opera há 8 anos em São Gotardo e emprega cerca de 100 funcionários

Operação para conter as chamas foi de alto risco, pois havia grande quantidade de gordura vegetal usada para produzir doces, Não houve feridos

São Gotardo
Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM

O incêndio que atingiu um pavilhão de 2.400 m² onde funcionava a Tradição Gourmet Chocolates, em Flores da Cunha, chamou atenção neste domingo (25). O caso na comunidade de São Gotardo mobilizou um efetivo do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul (três caminhões), com apoio da Brigada Militar, da Prefeitura de Flores da Cunha, do Semae (1 caminhão-pipa), da CSG (dois caminhões-pipa). Moradores da localidade também auxiliaram com um caminhão-pipa.

O pavilhão é sede há oito anos de uma fábrica de chocolates. Segundo informações, o imóvel é alugado pela empresa. No momento do incêndio, não havia pessoas no local — a fábrica tem cerca de 100 funcionários. A empresa florense é parceira da DeCacau, que informou estar acompanhando a situação e prestando apoio à Tradição Gourmet Chocolates.

Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM

O combate às chamas foi intenso por parte dos bombeiros, que necessitaram do apoio de duas retroescavadeiras. Isso porque o local foi construído com grandes peças de metal que, com as chamas, desabaram. Esse detalhe dificultou muito a entrada dos bombeiros para conter os focos das chamas. Havia também a preocupação com as casas ao redor da empresa, que foram evacuadas pouco após o incêndio começar. As causas do incêndio não estão esclarecidas.

O capitão Kist, do Corpo de Bombeiros, durante entrevista ao Grupo RSCOM, ressaltou as principais dificuldades da equipe na contenção das chamas. O oficial citou a grande quantidade de gordura vegetal na fábrica, cerca de 40 toneladas, como um dos grandes fatores de risco na operação.

“Tivemos uma situação onde há uma elevada carga de incêndio, mais de 40 toneladas de gordura vegetal, segundo informações do proprietário. Muito plástico também, muito papelão. Então é um incêndio bastante complexo. Também tivemos a situação de produtos perigosos, como o GLP, por exemplo” citou Kist

O proprietário da empresa, visivelmente abalado, não quis dar entrevista. A empresa divulgou nota em redes sociais sobre o caso. Confira na íntegra:

“Tradição Gourmet Chocolates confirma a ocorrência de um incêndio em nossas instalações localizadas em São Gotardo, Flores da Cunha, na manhã deste domingo, 25 de agosto. A equipe de emergência fol imediatamente acionada e está trabalhando para controlar a situação. Não há feridos. O fogo está sendo controlado e estamos colaborando com as autoridades locais para investigar as causas do incêndio e determinar a extensão do ocorrido. Agradecemos a compreensão de todos e manteremos a imprensa atualizada com novas informações à medida que tivermos mais detalhes.”