A Fifa aprovou em uma reunião realizada na semana passada uma série de mudanças para o Futsal. A principal delas é a possibilidade de laterais e escanteios serem cobrados com as mãos. Quando a regra entrar em vigor, o atleta poderá escolher entre repor a bola em jogo com os pés – como é feito atualmente – ou com as mãos. Segundo a entidade, a mudança tem como objetivo aumentar o número de gols na modalidade. As novas regras foram aprovadas pela reunião gerencial do órgão, durante a disputa da Uefa Euro de Futsal, na Eslovênia, e ainda dependem da homologação da entidade.
Outra mudança aprovada pela entidade se refere à reposição da bola pelo goleiro. A partir de agora, os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque, como ocorria antigamente. A bola terá que tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade da quadra. A Fifa também aprovou uma alteração na regra envolvendo o goleiro-linha, que agora só poderá ser utilizado quando a equipe estiver perdendo.
A outra alteração é no número de cobranças de pênaltis em jogos eliminatórios, passando de três para cinco, como ocorre no futebol de campo.