RECONHECIMENTO

Festival de Nova Prata recebe estrela de excelência na Coreia do Sul

Reconhecimento valoriza a 19ª edição do evento e reforça seu status como Festival Honorário da FIDAF, único na América com essa distinção

Evento da FIDAF na Coreia do Sul
Cerimônia da FIDAF na Coreia do Sul | Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata recebeu, em setembro de 2024, sua primeira Estrela de Excelência na Coreia do Sul. O reconhecimento refere-se à 19ª edição do festival, realizada em 2023, e marca uma nova fase na trajetória do evento.

Após conquistar, em 2019, 2020 e 2021, o título de Melhor Festival do Mundo, e manter um desempenho de destaque em 2022, o Festival de Nova Prata foi declarado Festival Honorário pela FIDAF (Federation of International Dance Festivals). Com essa distinção, o evento deixa de concorrer como Melhor do Mundo, mas passa a acumular “estrelas de excelência” ao atender os padrões de qualidade estabelecidos pela entidade.

A cada edição, o festival pode ganhar uma nova estrela, com base em critérios que avaliam aspectos como palco, transporte, hospedagem, organização, receptividade e qualidade artística. As avaliações são realizadas pelos grupos internacionais participantes e pela FIDAF, definindo se a edição cumpre os requisitos para receber a distinção.

“O Festival de Nova Prata já era reconhecido mundialmente como um dos quatro Festivais Honorários da FIDAF, único Festival na América com tal distinção e agora recebendo sua primeira estrela de excelência se solidifica como um festival exemplar e de grande importância para a FIDAF Mundial”, relata o Presidente do Setor América da FIDAF e Presidente da Comissão Mundial de Festivais da FIDAF, Regis Bastian.

Bastian enfatiza que a organização do evento é referência para os mais de 40 festivais ligados à FIDAF ao redor do mundo.

“Hoje, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata se equipara a festivais de grande envergadura e com orçamentos milionários. O prêmio é fruto da dedicação e comprometimento de toda equipe de trabalho que é muito elogiada e reconhecida pelos executivos da FIDAF”, conclui.

A Estrela de Excelência é um reconhecimento do esforço de mais de 300 voluntários, dançarinos, grupos locais, do Bailado Gaúcho, patrocinadores, apoiadores, poder público e toda a comunidade de Nova Prata, que contribuem para o sucesso do evento a cada edição.