Feira da Semana Santa comercializa 20 mil quilos de peixe vivo, em Caxias do Sul

A produção veio das propriedades de cinco piscicultores caxienses

Publicado por
06:14 - 07/04/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Feira da Semana Santa comercializa 20 mil quilos de peixe vivo, em Caxias do Sul

Foto por Alexandra Baldisserotto

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) contabiliza as vendas da Feira do Peixe Vivo da Semana Santa 2023. Durante os três dias de feira, foram comercializados cerca de 20 mil quilos de peixe vivo na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana, em Caxias do Sul. A produção veio das propriedades de cinco piscicultores caxienses.

Para o produtor Telmo Capeletti, de Forqueta, o movimento oscilou bastante. “Teve dias de maior circulação de pessoas, outros mais calmos. A maior procura foi pelas carpas”, diz. Segundo ele e os familiares, que auxiliaram nas vendas, o perfil de consumidor foi variado, embora com poucos jovens. “Em geral são pessoas de meia-idade, que perguntam bastante sobre como limpar e preparar o peixe”, acrescenta.

A consumidora Rosemere Mesari levou para casa bagre comprado na feira a R$ 23,00/ kg. Segundo ela, o tradicional almoço da Sexta-feira Santa será para quatro pessoas da família, que irão saborear o peixe assado no forno. “A receita é da minha irmã, que sabe fazer de tudo, até peixe grelhado em folha de bananeira”, conta.

A feira também contou com oferta de vinhos e sucos de uva das Vinícolas Pagliosa e Sabor da Serra. Ainda sem contabilizar o total das vendas, as cantinas consideraram a boa a procura por parte dos consumidores.

A Feira do Peixe Vivo da Semana Santa só não foi realizada em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Retomada em 2021, a feira registrou comercialização de 18 toneladas de peixe naquele ano. Em 2022, o volume comercializado foi de 25 mil quilos. Em anos anteriores, o recorde de vendas foi de cerca de 50 toneladas de peixe (em 2009 e 2013).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp