Em Sessão Extraordinária, os vereadores de Farroupilha se reuniram na noite da última sexta-feira (12) para deliberar sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC) – Projeto de Lei 027/24 protocolado na quarta-feira (10). O mesmo acabou sendo aprovado de forma unanime entre os parlamentares. A razão da celeridade se deu por conta da necessidade de inclusão do PMC no cadastro do Pró-Cultura, programa de fomento e incentivo do Governo do Estado.
Com o prazo de apresentações de projetos a serem financiados pelo Programa do Governo Estadual expirando nesta segunda, a Casa Legislativa analisou e deliberou a proposição em regime de urgência.
O Plano Municipal de Cultura de Farroupilha busca definir as políticas públicas de curto, médio e longo prazo que garantam a proteção e promoção dos direitos culturais e da cultura em todo o Município.
O PMC apresenta a cultura simbólica, civil e econômica de Farroupilha, bem como os segmentos mais praticados, os quais envolvem os patrimônios culturais, a literatura, artes visuais, cênicas, museus, música, folclore e tradição gaúcha.
Uma vez aprovado, o projeto foi sancionado na mesma data pelo Executivo Municipal. Conforme reunião realizada na sexta, para este primeiro momento, a Administração Pública almeja recursos Estaduais para a Semana Farroupilha e para a Banda Municipal Cinquentenário.