FLEXIBILIDADE NO PRAZO

Vereador propõe ampliação do prazo para pagamento de multas de parquímetro em Farroupilha

A proposta de Joel Correa (MDB) sugere que o limite atual, de um dia útil, seja estendido para cinco dias úteis

FARROUPILHA
Parquímetro na área central de Farroupilha (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Uma indicação do vereador Joel Correa (MDB) foi apresentada ao prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini (MDB). A proposta sugere a ampliação do prazo para o pagamento de multas relacionadas ao uso do parquímetro no município. O limite atual, de um dia útil, seria estendido para cinco dias úteis.

Atualmente, o motorista que não efetua o pagamento do estacionamento rotativo e acaba sendo identificado pelos agentes, recebe uma taxa administrativa no valor de R$ 25. Caso o débito não seja quitado até o dia útil seguinte, a irregularidade passa a ser considerada infração de trânsito. Isso gera uma multa de aproximadamente R$ 200, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O estacionamento rotativo, também conhecido como ‘Zona Azul’, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos sábados, 9h às 12h. O máximo permitido pelo uso da vaga é de duas horas, após este prazo é necessário renovar o ticket.

Forma de utilização do estacionamento rotativo em Farroupilha (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

A justificativa seria a possibilidade de esquecimento dos usuários e também uma eventual dificuldade econômica. A ideia é oferecer mais tempo ao cidadão para regularizar a infração, considerando possíveis imprevistos.

“Estive conversando junto com a empresa, com a administração na figura do prefeito Jonas Tomazini, e a gente viu que um dia útil é pouco para as pessoas estarem se regularizando junto a empresa que cuida do estacionamento rotativo, a Rek Parking, então fizemos essa indicação para que seja ampliado este período de um dia útil para cinco dias úteis”, frisou o parlamentar.

Indicação partiu do vereador Joel Correa (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Além disso, a proposta reforça o papel educativo da medida. Com mais tempo disponível, seria possível orientar melhor os usuários sobre as regras de utilização do estacionamento rotativo. Isso contribuiria para a conscientização e redução de infrações futuras.

O decreto ainda será analisado pelos demais vereadores antes de seguir para votação.