POSSÍVEL CPI

Vereador denuncia ex-secretária e diretora por venda de serviços à prefeitura de Farroupilha

As duas constavam como sócias de uma empresa que fornecia serviços ao programa Jovem Empreendedor. Vereadores querem abertura de CPI para investigação, mas ainda falta uma assinatura

VEREADOR
Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

A fala do vereador Juliano Baumgarten (PSB), durante o Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Farroupilha na última segunda-feira (02), expôs uma situação envolvendo a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a ex-secretária da pasta Regina Célia Ducati e Eliane Dal Ponte, que era diretora-geral da mesma. Ambas pediram exoneração de seus respectivos cargos no dia 26 de novembro.

Segundo exposto pelo parlamentar, em 06 de dezembro de 2023 foi criada uma franquia do Instituto Manager em Farroupilha, empresa que tem atuação em diversas cidades como Estrela, Sarandi, Lagoa Vermelha, Veranópolis, Passo Fundo, entre outras. As duas são nomeadas como sócio-administradoras.

Com isso, existia uma troca, onde que o CNPJ aberto desta franquia prestava o serviço em um município, e o outro prestava o mesmo trabalho na cidade de Farroupilha. O contrato foi assinado por Regina Ducati. Essa troca ocorria dentro do projeto Jovem Empreendedor, da própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi solicitada pelos vereadores de oposição. Para que a mesma avance é necessária a assinatura de ao menos um terço da Câmara de Vereadores, cinco neste caso. Quatro deles já se prontificaram a assinar, são eles: Juliano Baumgarten, Roque Severgnini (PSB), Gilberto do Amarante (PDT) e Thiago Ilha (Republicanos).

Ao Portal Leouve, Baumgarten falou sobre a situação:

“Uma situação bem delicada que acabou acontecendo na cidade de Farroupilha. Esse fato de certa forma nos envergonha enquanto cidade, porque foi-se utilizado literalmente da primazia dos cargos, da influência, pra trocas comerciais, onde que as ex-secretárias que recentemente se exoneraram, elas abriram o CNPJ de uma franquia na qual outra franquia vinha aqui no município e prestava o serviço do programa Jovem Empreendedor, que é o Instituto Manager, então havia uma troca”.

A reportagem entrou em contato com Regina Ducati e Eliane Dal Ponte. Ambas informaram que não tem nada a declarar sobre este assunto.