Uma reunião com as famílias atingidas pela chuva de granizo acompanhada de fortes ventos que durou cerca de 10 minutos na véspera de Natal (24), foi realizada na tarde desta segunda-feira (30) em Farroupilha. Durante o fenômeno climático, que afetou principalmente as culturas de uva e pêssego, foram atingidas as comunidades de Nova Milano, Sete Colônias, Caravagetto e Bohemia, além de parte de Alto Feliz. Casas, galpões e estradas também foram prejudicados.
Estiveram presentes o prefeito Fabiano Feltrin, o secretário municipal de Gestão e Governo, Thiago Galvan, pessoas que tiveram suas propriedades atingidas e representantes de instituições bancárias que repassaram informações
O futuro secretário de Agricultura de Farroupilha, Rennan Bondan, repassou que, neste momento, é difícil falar em números, tendo em vista que as famílias ainda estão contabilizando os prejuízos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), Márcio Ferrari, afirmou, dois dias depois do ocorrido, que uma grande área foi afetada, podendo “chegar a 50 hectares facilmente”.
Os moradores foram informados que Farroupilha está inserida no Decreto de Emergência homologado pelo Estado e pela União, o que pode facilitar a busca por recursos para restabelecimento e reconstrução nos locais atingidos.
Para tanto, é necessário que a comunidade interessada realize a abertura de um Processo Sei, que pode ser feito via site da Prefeitura, ou pela Ouvidoria Municipal, através do telefone (54) 9 8404-5537, se possível, com imagens, para que sejam realizados os trâmites necessários.