SECRETARIADO

Secretário diz que construção de Posto de Saúde Central é 'grande desafio' em Farroupilha

Ainda foram citadas; a ampliação dos serviços de telemedicina e o fortalecimento dos serviços de atenção básica especializada.

FARROUPILHA
Foto: Redes Sociais / Reprodução

Na área da saúde, Thiago Brambilla seguirá no comando da pasta para os próximos quatro anos em Farroupilha. Ao lado de Jonas Tomazini (MDB), dará continuidade no trabalho iniciado por ele em abril deste ano na chefia da pasta.

Brambilla tem 33 anos, é casado, fisioterapeuta de formação e pós-graduado em Terapia Intensiva. Por mais de cinco anos atendeu na especialidade no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Desde 2021 atua na Secretaria da Saúde.

Ao Portal Leouve, que segue entrevistando os secretários municipais da gestão 2025-2028 em Farroupilha, ele apresentou alguns dos desafios que terá nos próximos anos.

“Temos muitos desafios pela frente. A construção do Posto de Saúde Central sem dúvida é um grande desafio, pois queremos entregar um posto qualificado e de grande porte como Farroupilha merece, mas temos muitos outros desafios como manter a funcionalidade e expandir os números de consultas, exames e procedimentos no município”, iniciou ele.

A necessidade de monitoramento quanto a questão de saúde em Farroupilha será ponto de atenção especial, para que assim sejam identificados pontos deficitários e assim realizar os ajustes devidos.

“Nós vamos dar continuidade aos serviços que já vem sendo realizados e incrementar aqueles que julgarmos necessários nos próximos quatro anos. Temos muito trabalho pela frente, tivemos muitos avanços nos últimos quatro anos, mas a saúde é dinâmica e sem dúvidas temos muitas coisas novas para trazer à Farroupilha. Temos a Casa Semear, uma das promessas de campanha, que é um espaço destinado a atender crianças dos mais diversos casos do espectro autista ou outras doenças com a integração de serviços”, explicou Brambilla.

Ainda foram citadas a ampliação dos serviços de telemedicina e o fortalecimento dos serviços de atenção básica especializada.

Um ponto de destaque da pasta será a relação junto ao governo do Rio Grande do Sul para que haja parceria entre as partes e as demandas da população sejam atendidas.

“Precisamos melhorar muito a questão do Gercon, a regulação estadual e isso envolve uma questão política. A gente tem que ser cada vez mais parceiros do governo estadual para que eles entendam as necessidades de Farroupilha e da Serra Gaúcha como um todo. A nossa região sofre com a demanda altíssima com a solicitação de consultas, procedimentos e exames que são regulados pelo governo do Estado, e a alta demanda nem sempre é atendida”, afirma.

Por fim, Thiago Brambilla detalhou como deve ser sua relação agora ao lado de Jonas Tomazini.

“A gente espera uma relação transparente, baseada no respeito e no trabalho. Conheço o Jonas há quase 12 anos e sempre tive uma admiração muito grande por ele, a seriedade e o trabalho que ele desempenhou como vice-prefeito nos últimos quatro anos. Sou extremamente grato ao prefeito Jonas e ao vice Thiago pela confiança que depositaram em mim”, finalizou.

Aqui você confere a entrevista com o secretário de Gestão e Governo, Thiago Galvan.