A secretaria de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Farroupilha será comandada por Marli Bortolini. A pasta passou a ter novas atribuições com o começo da gestão de Jonas Tomazini (MDB) no Executivo do município.
Nas eleições de 2024 a secretária concorreu a uma das 15 cadeiras no Legislativo. Ela ficou como primeira suplente do MDB, terminando como a 10ª mais votada, com um total de 833 votos (2,01%).
Marli Bortolini tem 56 anos. É casada e há 38 anos atua como professora. Graduada em Pedagogia, possui especialização em música, sala de aula para séries inicias e aplicação do Ensino Religioso em séries do Ensino Fundamental. Além disso, é professora de Música e Técnica Vocal para Coros.
Nos últimos quatro anos, no governo de Fabiano Feltrin (PL), exerceu o cargo de Diretora Geral na Secretaria de Educação.
Em entrevista ao Portal Leouve, que encerra a série de reportagens com o secretários de Farroupilha para a gestão 2025-2028, ela salientou que os temas da pasta remontam à história da cidade:
“Essa secretaria envolve o turismo, a cultura, o esporte, juventude e o lazer. São áreas que envolvem não somente a história do município como um todo, mas o presente e a formação das famílias que compõem o nosso município e estes temas são sempre desafiadores e agradáveis de trabalhar”, frisou.
Como prioridade, Bortolini reitera que dar seguimento aos projetos e ampliá-los será um dever ao longo do próximo mandato:
“Precisamos dar seguimento aos projetos desenvolvidos no turismo, como as rotas dos nossos produtores, temos o moscatel, vinhos, cervejas, temos as rotas religiosas, as festas tradicionais, locais, e precisamos dar seguimento e evoluir também nestas áreas. Precisamos evoluir bastante nas parcerias com empresas turísticas, nas divulgações do nosso município fora daqui e tudo que envolve aquilo que somos capazes de fazer”, disse a secretária.
No entanto ela reconhece que conseguir gerenciar todas estas demandas não é algo fácil, afirmando que terá apoio do prefeito e do vice, Thiago Brunet (PP), além de sua equipe de servidores que classificou como “excelente”.
Sobre sua relação com Jonas Tomazini, ela relembrou do contato para assumir a pasta, afirmando que não se preocupou em aceitar o convite pois sabia da relação que teria com o mandatário:
“Eu nunca me preocupei ao aceitar o cargo desta pasta, porque eu sabia como seria a minha relação com o prefeito Jonas. Ele sempre foi e é uma pessoas acessível ao diálogo, ao acolhimento de ideias, sobretudo íntegro e muito pelo correto. O que eu mais admiro no Jonas é que ele quer fazer o melhor pelas pessoas”, finalizou.
Aqui você confere a entrevista com o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Paulo César Gasperin.