SECRETARIADO

Nova secretária de Educação de Farroupilha quer modernizar escolas e ampliar contraturno

Flávia Zanfeliz comandará o setor que agora é tema exclusivo de pasta no município

FARROUPILHA
Foto: Redes Sociais

A Secretaria de Educação de Farroupilha será comandada por Flávia Zanfeliz (MDB) a partir de 1º de janeiro. O nome anunciado por Jonas Tomazini (MDB) terá diversos desafios à frente da pasta, principalmente em manter os resultados conquistados como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) deste ano.

Flávia tem 55 anos, é bacharel em Direito, com formação pedagógica para professores, pós-graduada em Mídias na Educação, Informática Educacional e Gestão Escolar. É professora da educação básica, atuando na educação infantil, ensino fundamental e médio há 36 anos.

Desde 2021, atua de forma voluntária na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude de Farroupilha, pasta em que no momento sua irmã, Luciana Zanfeliz, é a titular.

De 2025 em diante, a educação será tema exclusivo de uma pasta, tendo em vista que antes ela estava junto com Cultura, Esporte e Juventude. A decisão ocorreu por meio de Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores em 19 de dezembro.

Ao Portal Leouve, ela salientou quais os principais desafios que deve enfrentar nos próximos quatro anos e em quais áreas deve ser dado prosseguimento das ideias aplicadas atualmente.

“Nos próximos quatro anos, o principal desafio será garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, mantendo e ampliando os projetos pedagógicos de recuperação e fortalecimento da aprendizagem, de forma a assegurar que cada estudante tenha oportunidades de desenvolver seu pleno potencial. Além disso, será essencial investir na ampliação de vagas para o turno integral e contraturno, atendendo à crescente demanda e oferecendo mais suporte às famílias”, disse Zanfeliz.

A modernização da infraestrutura das escolas é tratada como fundamental para o andamento do trabalho realizado.

“Paralelamente, é necessário continuar modernizando e adequando a infraestrutura das escolas, criando ambientes acolhedores, seguros e propícios ao aprendizado. Outro ponto fundamental será manter e reforçar a parceria com a comunidade, integrando escola e família no processo educativo, para que juntos possamos superar os desafios e construir um futuro melhor”.

Por fim, ela afirmou que o diálogo junto ao prefeito Jonas Tomazini será ponto fundamental na relação dos dois:

“A relação com o prefeito Jonas Tomazini será baseada no diálogo, na cooperação e no compromisso de priorizar a educação. Juntos, poderemos dar continuidade aos projetos em andamento e implementar novas ações que beneficiem toda a comunidade escolar conforme plano de governo do prefeito Jonas e vice Thiago (Brunet)”, finalizou.

Aqui você confere a entrevista com o prefeito eleito de Farroupilha, Jonas Tomazini.