LIDERANÇA

'Muito diálogo e articulação': Jorge Cenci, novo presidente da Câmara de Farroupilha, pretende trabalhar para o avanço do saneamento básico

Chefe do Legislativo de Farroupilha afirmou que seu mandato será marcado pela busca de conciliação de diferentes posições e a promoção de sessões com debates propositivos

FARROUPILHA
Foto: Gabriel Venzon

As expectativas se confirmaram: Jorge Cenci (MDB) foi eleito o presidente do Legislativo de Farroupilha. A nomeação ocorreu, de forma unânime, nesta quarta-feira (1º) durante a posse do prefeito Jonas Tomazini (MDB), do vice Thiago Brunet (PP) e dos vereadores da 20ª Legislatura.

Empresário do setor coureiro calçadista, Cenci é natural de Cotiporã e tem 60 anos. Na vida pública, foi presidente da União das Associações de Bairro (UAB) por quatro mandatos consecutivos. Após, foi eleito vereador em duas Legislaturas anteriores a esta (2017-2020 e 2021-2024), sendo licenciado da vereança nos anos de 2021 a 2023 para assumir a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social.

Durante a solenidade, além da nomeação de Jorge Cenci, o restante da Mesa Diretora ficou definida com: Maurício Bellaver (vice-presidente), Argídio Schmitz (2º vice-presidente), Davi de Almeida (secretário) e Fran Bonaci (2ª secretária).

Da esquerda para direita: Schmitz, Bellaver, Cenci, Almeida e Bonaci (Foto: Gabriel Venzon)

O quinto vereador mais votado no pleito de outubro com 969 votos (2,34%) concedeu entrevista exclusiva ao Portal Leouve na manhã desta quinta-feira (02), onde ele elencou quais são seus principais objetivos como presidente da Câmara:

“Eu pretendo dar sequência ao trabalho que já vem sendo realizado pelos presidentes das legislaturas recentes que passaram, e o meu papel, que é o meu perfil também, é dialogar bastante com os vereadores, saber que todos nós temos pontos de vista e a minha intenção é tentar encontrar dentro destas posições talvez adversas um senso comum, de muito diálogo, tentando construir propostas, para também contribuir com o Poder Executivo, sempre sabendo que o nosso papel é fiscalizador, mas sabemos sim que temos condições de propor e contribuir para que nossa cidade avance como vem avançando nestes últimos anos”, salientou.

Entre as principais pautas citadas está o saneamento básico do município e o contrato junto à Corsan:

“Nós temos pautas bastante importantes na Câmara de Vereadores. Uma é a questão do saneamento básico. O contrato com a Corsan, que estava na pauta do último período e que certamente voltará, eu acho que temos que fazer um debate bastante aprofundado com a comunidade referente a este assunto. Sabemos que é um assunto muito espinhoso, mas com muito diálogo e muita articulação acreditamos que esse contrato possa vir a ser assinado”.

Questões como tratamento de esgoto e abastecimento nas casas também devem ser tema de discussões, bem como a questão da infraestrutura, transporte coletivo e saúde. Por fim, ele resumiu o que a população de Farroupilha pode esperar ao longo de seu período como presidente da Câmara:

“A população pode esperar muito trabalho, que é o meu perfil, muito diálogo, outra característica que eu tenho, a questão de articulação, de apaziguar. A Câmara de Vereadores é um local de debates políticos, mas também de debates de posições. Vou tentar que estas arestas meio que diminuam e a gente traga para a Câmara de Vereadores discussões acaloradas, mas sempre de pontos de vista e propostas, nunca a questão política e partidária, nunca a questão contra ‘A’ ou contra ‘B’ e acredito que a gente vai ter sucesso nestas ações”, finalizou.

As reuniões de trabalho, tanto das Comissões como das Sessões Parlamentares estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira (06).