A preocupação com a segurança nas escolas está presente na população do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha. A Associação de Moradores do bairro, inclusive, está reivindicando policiamento fixo nos momentos de entrada e saída das escolas.
A presidente do bairro, Sandra Piccolo, que repassou a situação para o Portal Leouve, enfatizou que “Não podemos deixar acontecer desordens para agir”.
Procurado, o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), Tenente-coronel Giovani Gomes afirmou que “Os efetivos existentes hoje cumprem as demandas necessárias ao policiamento da cidade, sem afetar as demandas de segurança”.
O pedido da população seria que o Executivo de Farroupilha tentasse recrutar soldados que devem se formar no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) nos próximos meses. Procurada, a assessoria da Prefeitura informou sobre a situação por meio de nota.
No início deste ano, o Prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, esteve em Porto Alegre cumprindo agenda na Secretaria da Segurança Pública, onde foi atendido pelo titular da pasta Sandro Caron. Na ocasião, o chefe do Executivo entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil no município, inclusive com o intuito de aumentar o patrulhamento escolar.
Tomazini foi informado que o Estado estava em vias de lançar um novo edital para o aumento do efetivo policial, o que já está em trâmite.
Farroupilha aguarda pelos desdobramentos legais do edital e espera ser contemplada com a chegada de novos policiais que irão reforçar o compromisso com a Segurança Pública da comunidade.