Nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, o município de Farroupilha completa 90 anos de Emancipação Política. Para comemorar a data, um monumento desenhado pelo Engenheiro Civil e Projetista, Sandro Josoé Schmedecke, foi entregue na Praça da Emancipação.
O ato contou com a presença do Prefeito Fabiano Feltrin, acompanhado do Vice-Prefeito, Jonas Tomazini, secretários, integrantes das forças de segurança, vereadores, lideranças religiosas, de entidades representativas de diversos ramos e da comunidade.
Com 2,10m de base e 2,05m de altura, a estrutura é feita em concreto e mármore. Em cada uma de suas quatro faces estão estampadas, em aço corten, gravuras que representam: uma homenagem aos 90 anos do município; o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e o Santo Ventoso (lembrando a fé e as belezas naturais de Farroupilha), e uma homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana, comemorados em 2025. As palavras Deus, Família e Trabalho estão escritas no idioma italiano.
A entrega do monumento realizada por Schmedecke, que é Servidor Público de carreira na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente. A ação integra uma série de atividades culturais e artísticas do Poder Público ao longo dos últimos dias e que deve se estender até o final desta semana.
Farroupilha e seus 90 anos
No ano de 1934, uma comitiva de 35 farroupilhenses, liderados por Ângelo Antonello representando as comunidades de Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha, entregou uma petição ao então interventor federal José Antônio Flores da Cunha. O município de Farroupilha foi criado através do decreto estadual 5.779 de 11 de dezembro daquele ano. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, comemorado no ano seguinte.