O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini (MDB), confirmou em entrevista ao Portal Leouve que a realização da Fenakiwi deve voltar a ser realizada em anos intercalados, a partir desta edição de 2025. Nos últimos anos, o evento teve que ser adiado em duas oportunidades, por conta da pandemia e também pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
“A ideia é justamente voltar a ser bienal, e ela ser realizada em 2027. Nós já temos a confirmação do Entrai para o ano de 2026, e a nossa ideia é justamente fazer uma festa a cada ano. Os dois eventos serem bienais, alternados, um ano um e um ano outro. Claro, este ano tivemos os dois já que o Entrai estava marcado e é o ano dos 150 anos da imigração italiana. A partir de agora a gente reorganiza o calendário, em 2026 faz o Entrai, em 2027 a Fenakiwi e 2028 novamente o Entrai”, afirmou Tomazini.
As dificuldades enfrentadas em anos anteriores, seja com a produção de kiwi no município, a situação de saúde mundial e também as intempéries climáticas fizeram com que o evento se superasse a cada edição.
“A Fenakiwi ela vem superando obstáculos. A gente teve um problema muito grande em alguns anos com o kiwi, que teve uma praga que atacou e praticamente acabou com todas as plantas que a gente tinha em Farroupilha. O evento mudou de nome em outra gestão, a gente ressurgiu com ela que seria em 2021, mas ai não foi possível em função da pandemia. Fizemos uma bela edição em 2022. Já em 2024 a gente preparava uma vasta programação, mas vieram as enchentes e a gente optou por transferir ela em 2025”, explicou.
Sobre os primeiros dias da 25ª Fenakiwi, o prefeito de Farroupilha falou do prestígio que a cidade recebeu no dia de abertura, inclusive recebendo o governador em exercício, Gabriel Souza (MDB).
“As nossas primeiras impressões são muito positivas, na quinta-feira, onde tivemos a solenidade de abertura, tivemos um grande prestígio de prefeitos, colegas da região que estiveram presentes, o governador em exercício Gabriel Souza, deputados, presidentes de entidades, a nossa comunidade estava presente”, salientou o chefe do Executivo.
As expectativas de Tomazini sobre a presença de públicos são muito boas para esta que é a maior Festa Nacional do Kiwi já realizada, porém quanto ao número de 100 mil pessoas esperado pela organização do evento, Jonas é mais cauteloso.
“Nós temos um fator que nos auxilia, que é o clima. Para este primeiro final de semana a previsão é de tempo bom, e para o próximo final de semana os primeiros diagnósticos dão conta de que também não teremos chuva, isso auxilia bastante. Na expectativa, eu sou um pouquinho mais conservador na questão do número neste momento, mas estamos trabalhando com muito carinho para poder ter um bom número de visitantes na Fenakiwi”, afirmou Jonas Tomazini.
A programação completa da festa, que se estende até o dia 20 de julho, nas sextas, sábados e domingos, você confere neste link.
Leia mais: Governador em exercício destaca importância da Fenakiwi para economia e turismo do RS e Luciano Zucco fala sobre pré-candidatura ao governo do RS durante a 25ª Fenakiwi.