Secretário que permaneceu durante toda a gestão de Fabiano Feltrin (PL) na Prefeitura de Farroupilha, Plínio Balbinot segue na chefia da pasta de Finanças no mandato de Jonas Tomazini (MDB) entre 2025-2028.
Balbinot inclusive foi o primeiro secretário anunciado por Tomazini. Com 34 anos de Caixa Econômica Federal, ele foi ainda professor de Matemática por 20 anos, atividade que conciliou com sua função no sistema financeiro.
Por meio de nota ao Portal Leouve, que está entrevistando todos os secretários de Farroupilha, em janeiro, Plínio Balbinot colocou como maior desafio entender os impactos da reforma tributária:
“O maior desafio é entender os impactos da reforma tributária que está em fase final de aprovação no congresso. Trabalhar intensamente nos anos de 2025 e 2026 preparando o Município para a transição da reforma que se inicia em 2027”, sinalizou.
O secretário ressaltou quais pontos devem ter uma atenção especial pelos próximos quatro anos:
“Seguir com o controle das despesas, evitar desperdícios, fazer mais com menos. Evoluir nas receitas próprias, na modernização e digitalização da Prefeitura, com sistemas ágeis e confiáveis que permitam ao prefeito tomar as decisões corretas e aos munícipes ter facilidades de serviços e informações”, frisou Balbinot.
Uma das metas da pasta é fazer com que as receitas aqui geradas sejam aqui aplicadas, isso passa por diversos fatores, inclusive o fomento do turismo em Farroupilha:
“Acompanhar a reforma (tributária) para buscar que a receita aqui gerada volte para o município, criar incentivos para atrair novas empresas e novos investimentos, além de continuar incentivando e desenvolvendo do turismo de Farroupilha. Fazer o controle das despesas, os investimentos certos e necessários para contemplar os interesses da coletividade”, disse.
Para finalizar ele falou da sua relação com o prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini:
“Todos sabem que o Jonas já foi Secretário de Finanças, conhece a área, e eu aprendi muito com ele. Sempre tivemos uma relação próxima, com diálogo, planejamento de curto, médio e longo prazo. Fechamos a atual administração com as contas em dia e equilíbrio, com chave de ouro. O novo mandato em que Jonas será prefeito não tenho nenhuma dúvida que seguiremos no mesmo caminho, pés no chão, cuidando de cada centavo, fazendo os investimentos necessários e prestando os serviços necessários aos Farroupilhense nas áreas prioritárias: Saúde, Educação e Segurança”, finalizou o secretário de Finanças de Farroupilha, Plínio Balbinot.
Aqui você confere a entrevista com o secretário de Agricultura, Rennan Bondan.