Bombeiros

Farroupilha sedia capacitação de instrutores para o programa Bombeiro Mirim

Encontro regional conta com a presença de profissionais de todas as cidades com atuação na Serra Gaúcha

BOMBEIROS
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM


O município de Farroupilha sedia ao longo desta terça-feira (10), a capacitação para bombeiros militares atuarem como instrutores no Programa Bombeiro Mirim. O encontro regional, realizado no Sindilojas, conta com a presença de profissionais de todas as cidades com atuação na Serra Gaúcha.

O tema será abordado por meio de uma palestra do psicólogo Joelson Lemos, pesquisador na área da criança e do adolescente e Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cedica). O evento conta com 50 alunos entre bombeiros militares, bombeiros civis, Brigada Militar e professores. O palestrante explica como a mensagem do evento deve ser transmitida para que haja a contribuição do ser humano com a sociedade.

“Pensando na atual conjuntura que estamos vivendo, em que a sociedade está, cada vez mais olhando pra si e não mais para o outro, ter projetos que possam desde a infância o indivíduo possa entender que ele, a partir do outro, também pode se enxergar, apresenta a relevância de projetos como o Bombeiro Mirim, que vai atuar tanto na questão familiar, além de trazer uma contribuição fantástica para a sociedade”, ressaltou.

A cidade de Farroupilha ser escolhida para ser a sede do encontro foi uma forma de, num primeiro momento, passar a informação de uma forma mais clara e assertiva. “Quanto menor (a proporção de pessoas), mais qualidade vamos ter para passar essa informação, e a partir desse número, a gente consegue alcançar pessoas de uma forma muito mais assertiva. Farroupilha está sendo de forma intencional, um município que está trazendo essa capacitação, mostrando que a cidade está aqui pra ajudar, sendo mais uma que se fortalece”, frisou.

BOMBEIROS
Palestrante Joelson Lemos (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O Capitão Patrick Dipp da Silva, responsável pelo comando 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) ressaltou que é a primeira vez que um encontro deste nível é realizado. “Seria um pontapé inicial na Serra, pois já temos várias cidades que já trabalham essa questão do Bombeiro Mirim, que são crianças de 10 a 12 anos que comparecem semanalmente nos quartéis para receberem noções, seja do trabalho como bombeiro militar, seja de disciplina e civismo. Neste nível e com este número de participantes é o primeiro (encontro), espero que seja o primeiro de muitos. A primeira capacitação que a gente vai dar para os instrutores e monitores dos projetos de Bombeiro Mirim e espero que ao longo do ano a gente tenha uma programação continuada destes treinamentos”.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, Tenente Rodrigo Moraes destacou a importância da capacitação para que o aprendizado das crianças seja mais completo. “É uma necessidade de capacitação dos bombeiros militares que atuam como instrutores junto ao projeto Bombeiro Mirim, porque nós temos um grande conhecimento nas áreas específicas do dia a dia, no entanto esses mesmos bombeiros são instrutores do projeto, e apesar do conhecimento muitas vezes não temos essa prática tão importante para o aprendizado dessas crianças. Temos a expectativa que essa formação traga uma grande vivência e através dela consigamos entender mais como funciona o processo de aprendizagem das crianças”, disse o comandante.

O evento conta ainda com a presença do Comandante do 2º Comando Regional dos Bombeiros Militares com sede em Caxias do Sul, Coronel Maurício, e o Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, também com sede em Caxias, o Tenente-coronel Batista.

BOMBEIROS
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Projeto Bombeiro Mirim em Farroupilha

Com 22 crianças selecionadas, o projeto Bombeiro Mirim 2024 de Farroupilha terá início nesta quarta-feira (11), e se estendem até 27 de novembro. A formatura está prevista para ocorrer no dia 30 de novembro.

Os encontros devem ser realizados nas quartas-feiras no período da tarde, das 13h30 às 17h30, nas dependências do Corpo de Bombeiros Militar de Farroupilha.