OPORTUNIDADES

Farroupilha: Indústria puxa saldo positivo de empregos em 2024

Segundo levantamento do Caged, município fechou o último ano com 433 postos gerados

FARROUPILHA
Foto: Prefeitura de Farroupilha/Divulgação

Um levantamento feito por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontou que Farroupilha finalizou 2024 com 433 empregos positivos. A indústria foi o setor que mais contratou, seguida pelos serviços.

Ao todo, foram 15.355 admissões e 14.912 demissões ao longo do período. Destaque para a Indústria, com 258 vagas positivas e os Serviços, com um total de 136 empregos. Agropecuária e Construção Civil aparecem logo depois, com 57 e 37 vagas positivas respectivamente. O único setor a apresentar uma redução foi o Comércio, com 45 postos de trabalho fechados.

O Secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Plínio Balbinot, sinalizou os fatores que contribuíram para o número positivo de postos de trabalho:

“Farroupilha tem uma característica de uma indústria forte, este setor é o que puxa este número de empregos. A nossa maior receita é o retorno do ICMS, este que vem da indústria e pra nós é o principal. Também percebemos que em 2024 nós tivemos um crescimento expressivo nas receitas do Imposto Sobre Serviços (ISS). Então a indústria como característica histórica ela puxa, mas tivemos um bom crescimento no setor de serviços muito puxado pela área do turismo que vem crescendo de forma exponencial não só em Farroupilha mas na região”, frisou.

Para 2025 será necessário um trabalho forte no setor econômico, inclusive com a pretensão de por em prática uma Lei de Incentivo para atrair novas empresas.

Atualmente, o Balcão do Trabalhador/SINE conta com 280 vagas de emprego em aberto. São vagas em diversos setores e cargos, como, por exemplo, em parques aquáticos que estão em busca de profissionais para monitores de recreação, vagas abertas durante a temporada de verão. Frigoríficos, setor industrial e de transporte também aparecem entre as que mais ofertam postos de serviço.

Os interessados as vagas de emprego que procurarem o Balcão do Trabalhador deverão portar Carteira de Trabalho e currículo. O Balcão do Trabalhador fica no Anexo 2 do Centro Administrativo, na Rua Tiradentes, 411, e o atendimento é das 9h às 16h de segunda a sexta-feira.

Vale lembrar que o Balcão do Trabalhador é um intermediador de mão de obra, ou seja, a contratação ocorre após a avaliação realizada pelas empresas contratantes, por meio de contato direto com os candidatos e candidatas.