ATENÇÃO À SAÚDE

Farroupilha e Porto Alegre receberão UBS de Porte 5 com capacidade para 500 mil atendimentos mensais

As unidades irão fortalecer a atenção primária à saúde nas duas cidades gaúchas

FARROUPILHA
Estrutura modelo da UBS de porte 5 (Foto: Divulgação/Pac Saúde)

O município de Farroupilha e a capital Porto Alegre serão contemplados com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte 5 cada um, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Este projeto faz parte de uma iniciativa nacional que prevê a construção de 38 UBSs de Porte 5 em diversas regiões do Brasil, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada unidade terá capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e será equipada com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).

As UBSs terão uma área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4), alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade.

“As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

Considerando o significativo aumento de área construída na UBS porte V, novos ambientes assistenciais e de apoio foram agregados com o objetivo de promover maior abrangência no acesso da população, maior eficiência nos serviços oferecidos e maior integração das equipes que compõem a unidade de saúde.

Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as autoridades sanitárias municipais poderão utilizar um processo simplificado para avaliar o projeto, o que facilitará a execução das obras e a oferta de serviços de saúde.

Alguns destaques do projeto são: Ampliação da área de espera, com 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças; Expansão para 19 consultórios: quatro ginecológicos, sete odontológicos, três interprofissionais e cinco para atendimento médico e de enfermagem; Sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.

Para saber mais do projeto, clique aqui.

Ainda dentro da área da saúde foi anunciado, no final de 2024, em um evento no Palácio Piratini, em Porto Alegre, que Farroupilha receberá uma sede própria do Centro Dia para Pessoas Idosa. A estrutura, que ficará localizada no bairro Belvedere, será possível após o repasse de R$ 950 mil.