CONHECIMENTO

Especialista americano que desenvolveu desoxidante inovador realiza palestra em Farroupilha

FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

O município de Farroupilha foi palco de uma palestra, na manhã desta sexta-feira (11), com o renomado especialista americano David Viele, que possui mais de 35 anos de experiência na indústria de fundição.

O evento ocorreu no centro comercial da CICS e marcou a parceria entre Viele e Tecnova, uma das líderes em gestão de resíduos metálicos no Brasil, que inova mais uma vez ao trazer ao país uma solução revolucionária para o setor: um desoxidante que promete otimizar processos e elevar a eficiência das fundições nacionais.

Com uma trajetória iniciada em 1988, Viele se especializou em processos de fusão, cúpulas e ligas de ferro fundido, passando por empresas de referência como Grede Foundry e EJ. Desde 2021, lidera pesquisas e implementações tecnológicas em uma empresa americana, onde foi peça-chave no desenvolvimento do desoxidante.

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Em entrevista exclusiva ao Portal Leouve, David Viele, acompanhado do tradutor Gledson Barro, ressaltou como este desoxidante promete elevar a eficiência da fundição em cenário nacional.

“É literalmente uma questão química de eliminar os átomos livres de oxigênio dentro da fusão derretida. O processo de desoxidação é basicamente este, pegar o oxigênio estragando o produto, prender ele, criar uma camada revestidora de tudo que está dentro do material fundido e proteger ela do oxigênio. Ajudar com a escória esse ‘banho’ que vai estar ali, mais maleável, através da desoxidação dos átomos livres de oxigênio. Vai melhorar as propriedades físicas e mecânicas da peça, com menos materiais nobres usados”, respondeu Viele.

O especialista americano ainda reforçou a importância de realizar testes no intuito de desenvolver fórmulas que melhorem processos ligados à fundição.

“É uma inovação praticamente lendária, que a séculos se busca na fusão metálica entre aços e ferros: eliminar o oxigênio. Uma coisa que para nós é tão importante na verdade é um veneno para a fundição, então é justamente trazer algo novo para o jogo. Então conseguimos uma fórmula que vai ajudar as fundições neste processo”, salientou.

Por fim, o especialista ressaltou o significado da Tecnova que abriu oportunidades para ele estar no município da Serra Gaúcha trocando conhecimento.

“Está sendo muito bacana a experiência de trabalhar com a Tecnova, que está abrindo as portas, nos trouxe pra cá, abrindo o mercado e dando a oportunidade de falar para o Brasil. Isso nós valorizamos bastante”, finalizou Niele durante sua passagem pela Serra.

Na parte da tarde, uma visita na fábrica da Tecnova em Farroupilha estava prevista para ocorrer entre colaboradores e o especialista David Niele.