Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que o fenômeno climático registrado na tarde desta terça-feira (23), em Farroupilha, foi classificado oficialmente como um tornado. A confirmação foi feita pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, após análise técnica de imagens e vistorias em campo.

De acordo com os técnicos, os registros aéreos na comunidade de Vila Rica, a mais atingida, mostraram destroços lançados em múltiplas direções, característica típica desse tipo de evento. Os meteorologistas apontam que os ventos ultrapassaram 100 km/h, em um episódio de curta duração, mas de alto impacto.

Após o temporal, equipes municipais e estaduais intensificaram as ações de resposta e levantamento de danos. O coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, Marcelo Almeida de Souza, esteve no município acompanhando o prefeito Jonas Tomazini, o vice-prefeito Thiago Brunet e o coordenador municipal da Defesa Civil, Fávio de Arruda Mezadri, além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do RS e da Brigada Militar.

Em Vila Rica, cerca de 20 residências sofreram destelhamentos. A Escola Municipal José Chesini teve destelhamento quase total, além de alagamentos internos. Também foram registrados quedas de árvores e danos à rede elétrica em vias públicas.

Outras localidades do município também foram afetadas, como a Rua Pedro Antonello, no acesso ao bairro Primeiro de Maio, a comunidade de São Luiz e o bairro Imigrante, onde houve destelhamentos pontuais.

Apesar dos estragos, não houve registro de feridos. As famílias atingidas foram acolhidas por parentes e amigos, sem necessidade de abrigamento emergencial.

O prefeito Jonas Tomazini destacou a rápida mobilização das equipes e o foco no atendimento à população:

“O mais importante é cuidarmos das pessoas neste momento. Tivemos estragos de grande monta em diversas partes da cidade e do interior, mas, felizmente, sem registro de feridos. A mobilização rápida das nossas equipes, aliada ao Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com o apoio imediato da Defesa Civil Estadual, foi determinante para uma ação rápida e assertiva. Agora, vamos prosseguir com o levantamento dos danos e iniciar o planejamento para reconstrução das estruturas atingidas e o apoio às famílias que necessitarem.”

A Defesa Civil Estadual segue prestando apoio ao município no gerenciamento do desastre e no monitoramento das instabilidades climáticas, com previsão de chuva moderada a forte ao longo desta quarta-feira (24) em diversas regiões do Estado.