Consulado-Geral da Itália traz biometria para confecção de passaportes a Nova Milano

Pela primeira vez, serviço estará disponível no interior do estado, em Farroupilha, durante programação do Entrai

Publicado por
15:47 - 19/05/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Entrelaçadas no Rio Grande do Sul desde 1875, as culturas da Itália e do Brasil reforçam seus vínculos a partir de seu ponto de partida: o distrito de Nova Milano, em Farroupilha, considerado o berço da imigração italiana no Estado.

Em mais um movimento de interiorização, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre participa do 20º Encontro das Tradições Italianas (Entrai), trazendo importantes serviço e ações de integração com a comunidade regional no próximo dia 20, Dia da Etnia Italiana no RS – a data faz alusão à chegada, 148 anos atrás, dos primeiros imigrantes italianos ao Estado, ocorrida justamente em Nova Milano.

Durante a visita, o Consulado estará realizando, pela primeira vez na região, uma coleta de dados biométricos para a emissão de passaporte italiano eletrônico – depois, impresso, ele será entregue ao cidadão. O serviço estará disponível nos dias 20 e 21, das 8h às 17h, na Escola Santa Cruz, em Nova Milano, sendo direcionado exclusivamente aos cidadãos italianos que já possuem documentação junto ao Consulado e que requisitaram, previamente, o atendimento.

A iniciativa integra as inovações implantadas pelo Cônsul-geral, Valerio Caruso, que assumiu o cargo em setembro do ano passado, a fim de desburocratizar serviços e oferecer uma resposta mais ágil às necessidades dos cidadãos italianos no Rio Grande do Sul. É nesse sentido, também, que o Consulado está descentralizando ações e se aproximando dos núcleos gaúchos de descendentes de imigrantes. Também dentro do Entrai, Caruso celebra os vínculos entre italianos e brasileiros cumprindo agenda no dia 20 de maio.

O Cônsul-geral será recepcionado no Entrai às 11h e participará de uma solenidade comemorativa ao dia da imigração italiana com a entrega de lembranças para representantes das três primeiras famílias de imigrantes – Tommaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico. Ainda, receberão homenagens representantes dos grupos Nei Tempi del Filò e Nani e da Associação de Moradores de Nova Milano.  A agenda do Cônsul-geral inclui um almoço e uma reunião com autoridades e empresários farroupilhenses, com a presença do prefeito Fabiano Feltrin.

A comitiva deverá ter, ainda, presença do Vice-Cônsul, Matteo Marroni e da assistente do Cônsul-Geral, Loy Demari. Também participa da missão a presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, circunscrição Rio Grande do Sul (COMITES-RS), órgão vinculado ao Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, Cristina Mioranza, e do Cônsul Honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan.

O Entrai começou no dia 12 de maio e reúne, em dois finais de semana, gastronomia típica, shows, grupos folclóricos e outras atrações. O encerramento ocorre no dia 21.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp