FARROUPILHA
Bombeiros atuam há mais de 10 horas na ocorrência (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio em um pavilhão da reciclagem Renova, em Farroupilha, já ultrapassa 10 horas. O fogo, de grandes proporções, teve início por volta das 5h desta segunda-feira (15), em uma área localizada às margens da ERS-122.

O espaço, com aproximadamente 1.500 m², armazenava materiais altamente inflamáveis, o que dificultou a atuação das equipes. Conforme relato de funcionários, no momento do sinistro havia três pessoas trabalhando na parte dos fundos do pavilhão. Todas conseguiram deixar o local a tempo e ninguém ficou ferido.

Tipo do material dificultou ação dos Bombeiros (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

A empresa atua na transformação de resíduos industriais em combustível utilizado pela indústria cimenteira. A suspeita inicial é de que o incêndio tenha sido provocado pelo aquecimento do pó de jato de granalha, que teria dado início às chamas. A área administrativa foi preservada, enquanto o setor operacional sofreu danos severos.

Quatro caminhões do Corpo de Bombeiros de Farroupilha e Caxias do Sul estão mobilizados na ocorrência. Até o momento, mais de 80 mil litros de água já foram utilizados. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, sargento Geomir Alan da Cás, “se nada de errado ocorrer, os trabalhos devem seguir até amanhã”.

Uma grande quantidade de materiais foi retirada do pavilhão (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Atualmente, a ocorrência encontra-se na fase de rescaldo, porém ainda há focos de incêndio em camadas mais profundas do material. Em uma avaliação preliminar, estima-se que mais de 80% da estrutura tenha sido danificada.

O Grupo Rodoviário de Farroupilha e o Resgate Voluntário também prestam apoio no atendimento da ocorrência.