
O trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio em um pavilhão da reciclagem Renova, em Farroupilha, já ultrapassa 10 horas. O fogo, de grandes proporções, teve início por volta das 5h desta segunda-feira (15), em uma área localizada às margens da ERS-122.
O espaço, com aproximadamente 1.500 m², armazenava materiais altamente inflamáveis, o que dificultou a atuação das equipes. Conforme relato de funcionários, no momento do sinistro havia três pessoas trabalhando na parte dos fundos do pavilhão. Todas conseguiram deixar o local a tempo e ninguém ficou ferido.

A empresa atua na transformação de resíduos industriais em combustível utilizado pela indústria cimenteira. A suspeita inicial é de que o incêndio tenha sido provocado pelo aquecimento do pó de jato de granalha, que teria dado início às chamas. A área administrativa foi preservada, enquanto o setor operacional sofreu danos severos.
Quatro caminhões do Corpo de Bombeiros de Farroupilha e Caxias do Sul estão mobilizados na ocorrência. Até o momento, mais de 80 mil litros de água já foram utilizados. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, sargento Geomir Alan da Cás, “se nada de errado ocorrer, os trabalhos devem seguir até amanhã”.

Atualmente, a ocorrência encontra-se na fase de rescaldo, porém ainda há focos de incêndio em camadas mais profundas do material. Em uma avaliação preliminar, estima-se que mais de 80% da estrutura tenha sido danificada.
O Grupo Rodoviário de Farroupilha e o Resgate Voluntário também prestam apoio no atendimento da ocorrência.