FARROUPILHA
Ainda há muito material a ser resfriado e retirado (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O Corpo de Bombeiros segue atuando no combate ao incêndio que atinge um pavilhão da empresa de reciclagem Renova Service, em Farroupilha. Os trabalhos chegaram ao terceiro dia nesta quarta-feira (17) e devem se estender por, pelo menos, mais 24 horas.

O pavilhão, com cerca de 1.500 m², armazenava grande quantidade de materiais inflamáveis, o que tem dificultado a ação das equipes. Inicialmente, havia a possibilidade de demolição parcial da estrutura comprometida para facilitar a retirada dos resíduos. No entanto, as máquinas conseguem acessar o espaço já aberto, e a atual condição do local não apresenta riscos adicionais.

Foram realizadas aberturas laterais derrubando algumas paredes de alvenaria, o que proporcionou um acesso mais seguro a fim de combater as chamas em um local que estava inacessível até o momento. Com a chegada de uma plataforma elevatória da empresa, melhores pontos foram acessados e o trabalho teve progresso.

Parte operacional do pavilhão teve danos severos (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, sargento Geomir Alan da Cás, aproximadamente 200 mil litros de água já foram utilizados no combate às chamas. Neste momento, os trabalhos concentram-se no resfriamento do material, embora novos focos de incêndio surjam com frequência.

Incêndio começou na madrugada de segunda-feira

O incêndio de grandes proporções teve início no final da madrugada da última segunda-feira (15). Por volta das 5h, as chamas começaram a se alastrar, enquanto três funcionários trabalhavam na parte posterior do pavilhão. Todos conseguiram deixar o local em segurança, sem ferimentos.

A empresa atua na transformação de resíduos industriais em combustível utilizado pela indústria cimenteira. A principal suspeita é de que o fogo tenha sido provocado pelo pó de jato de granalha, que estaria aquecido. A área administrativa foi preservada, mas o setor operacional sofreu danos severos.

Bombeiros de Farroupilha e Caxias do Sul atuam na ocorrência (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O atendimento conta com o apoio das guarnições dos Bombeiros de Farroupilha e Caxias do Sul, Grupo Rodoviário de Farroupilha, Resgate Voluntário, Brigada Militar e Defesa Civil. A Corsan e empresas parceiras também auxiliam no fornecimento de água, por meio de caminhões-tanque.