Com redução da estrutura devido à calamidade, Prefeitura de Caxias do Sul mantém apoio aos romeiros de Caravaggio

Parte dos voluntários trabalham em outras frentes como na distribuição de donativos para os atingidos pelas chuvas no Estado. Neste ano, cerca de 100 pessoas, entre voluntários e servidores municipais, trabalharão nos pontos de apoio

Publicado por
14:37 - 21/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Com redução da estrutura devido à calamidade, Prefeitura de Caxias do Sul mantém apoio aos romeiros de Caravaggio

Foto: Divulgação/ Codeca

A Prefeitura de Caxias do Sul prepara a recepção aos romeiros da 145ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Em virtude da situação de calamidade pública, parte dos voluntários trabalham atualmente em outras frentes como na distribuição de donativos para os atingidos pelas chuvas no Estado.

Neste ano, cerca de 100 pessoas, entre voluntários e servidores municipais, trabalharão nos pontos de apoio, que tradicionalmente são montados ao longo da Estrada dos Romeiros, de Caxias a Farroupilha, no sábado e domingo (25 e 26 de maio), a partir das 5h.

Serão disponibilizados mais de 60 banheiros químicos em todo trajeto. A Codeca irá instalar 200 tonéis de lixo e 10 contêineres e fará a coleta dos resíduos durante os dias do evento. Este ano, o caminhão-pipa do Samae estará no ponto zero para que os peregrinos abasteçam suas garrafinhas para a caminhada. A Secretaria da Saúde estará presente com ambulância e motolância do SAMU. A Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social com a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) farão a segurança dos romeiros, principalmente na travessia da ERS-122, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Concessionária CSG. A Secretaria Municipal do Urbanismo orientará os ambulantes no trecho caxiense.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) melhorou a iluminação da rodovia e da Av. Triches (acesso dos romeiros após a Havan até a RS-122), instalando novas luminárias em led. Equipes do Setor de Iluminação também instalam ponto de energia elétrica para o trabalho das equipes no marco zero.

A Defesa Civil, o 16º Distrito de Escoteiros, as Bandeirantes e a Cruz Vermelha participam do apoio, mas como menos voluntários este ano em virtude de estarem nos trabalhos de ajuda às vítimas das chuvas em todo Rio Grande do Sul.

Importante salientar que esta estrutura de apoio está organizada, mas poderá mudar conforme as condições climáticas. Temos chuvas previstas para as próximas horas e vamos depender de como ficará a estrada, já atingida por deslizamentos de terra. Primamos acima de tudo pela segurança dos romeiros”, informa a coordenadora de comunicação da Prefeitura, Fabiana de Lucena, organizadora da ação em Caravaggio.

A Estrada Municipal Arziro Galafassi (Estrada dos Romeiros) é asfaltada de Caxias do Sul até o Santuário. A Secretaria de Obras (SMOSP), a Subprefeitura do Desvio Rizzo e a Codeca realizam serviços ao longo do trajeto. No trecho de Caxias, de aproximadamente 10 quilômetros, nesta terça-feira (21), foi feita a roçada, capina, poda de grandes galhos de árvores e limpeza de canaletas para o escoamento da água da chuva.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp