Os preparativos para a realização da 25ª Fenakiwi estão aquecidos. A festa, que foi adiada no ano passado por conta da tragédia climática, apresenta boas expectativas para 2025. O evento vai ocorrer de 03 a 20 de julho, nas sextas, sábados e domingos em Farroupilha.
Até o momento, cerca de 85% dos expositores já confirmaram presença. A expectativa de público supera a marca de 100 mil pessoas para conferirem atrações como o pavilhão do agricultor.
O presidente do evento, Juliano Tofolo, confirmou as altas expectativas para a realização da festa neste ano, no Parque Cinquentenário:
“Estamos com uma expectativa muito boa para a Fenakiwi este ano, visto que ela foi transferida do ano passado devido as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. Temos uma expectativa muito grande esse ano porque tem poucas feiras na região de grande porte e nós temos a Fenakiwi que vai estar bem fortalecida”, ressaltou.
A questão do turismo deve ser um atrativo a mais para os visitantes, pegando a esteira das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana e a realização do Encontro das Tradições Italianas (Entrai).
Segundos dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Farroupilha é o maior produtor da fruta no Brasil. Na safra 2021/2022 a cidade, que concentra aproximadamente 60 hectares da fruta, produziu 600 toneladas.
“Está havendo um crescimento novamente desta cultura, deste tipo de cultivo, porque no passado houve algumas doenças que atingiram os pés mas a gente está trazendo novas variedades para a região que estão se adaptando melhor, inclusive variedades mais doces que se adaptam ao nosso clima”, resumiu ele afirmando o contentamento dos produtores.
Para acolher o público e apresentar a conhecida diversidade de artistas, a estrutura conta com três palcos internos. O trio de soberanas formado pela rainha Vitória Albuquerque Bartelle e as princesas Maria Eduarda Anceski Busch e Suelen Vitória Olszeski deverá fazer convites à nível nacional e federal para prestigiar a Fenakiwi.
Nos dias do evento, as sextas terão entrada gratuita, já nos sábados e domingos o ingresso custa R$ 20. A organização deve fazer a distribuição de aproximadamente 10 toneladas de kiwi.