As assembleias entre a União das Associações de Bairros (UAB) de Farroupilha e os candidatos a prefeito foram realizadas nas últimas três semanas, onde foram apresentados os planos de governo de cada postulante ao Executivo. Por meio de sorteio, foi definido que Dário Micael (PRD) receberia as principais demandas de cada bairro no dia 11 de setembro, Jonas Tomazini (MDB) no dia 18 de setembro e Pedro Pedrozo (PSB) no dia 25 de setembro.
O presidente da UAB, Dilço Rodrigues, explicou como ocorreram os encontros, ressaltando a entrega de uma carta compromisso para cada candidato, com as demandas a serem sanadas:
“Foi um trabalho desenvolvido pela UAB, juntamente com as associações de bairro onde a gente faz uma certa sabatina com os prefeituráveis em que eles colocam quais são as suas propostas, seu plano de governo para o município. Depois que eles fazem a explanação, a gente abre para que a comunidade façam as perguntas diretas, onde eles respondem, ocorrendo essa troca por duas horas, onde muita coisa importante é falada e eles conseguem firmar um compromisso, e no final entregamos uma carta compromisso para eles, no qual eles assinam. A gente espera que eles cumpram o que prometeram”, explicou.
Entre as principais propostas apresentadas, foram elencadas as questões de educação (com a criação de uma escola no bairro América) trabalho/renda, infraestrutura, habitação, mobilidade, obras em rodovias, entre outros. Sempre tema na comunidade, a saúde recebeu atenção especial:
Trabalhamos muito a questão de saúde, a necessidade de um posto que no mínimo, se não for 24 horas, que seja um posto que avance para dentro da noite, em torno de 22 horas, onde o trabalhador, que chamamos de ‘chão de fábrica’, não tem muitas vezes condições de ir em um horário comercial, que ele tenha um espaço para ir até o posto de saúde, buscar algo na melhoria de sua saúde”.
Na visão de Rodrigues, os candidatos conseguiram expor suas ideias, apresentando formas de trabalho para os eixos em pauta. Tendo isto em vista, ele reforçou o empenho da UAB para posteriormente fiscalizar e cobrar o poder público.
O presidente da entidade ressaltou como positiva as sabatinas com os candidatos, afirmando que a União das Associações de Bairros estará ao lado do próximo chefe do Executivo:
“Foram positivas. Acho que todos eles foram urbanos em suas colocações, são pessoas decentes e um deles vai ganhar, um deles será o prefeito e nós queremos contribuir, estar do lado deles, seja cobrando, incentivando e fazendo aquilo que a população nos emana quando a gente passa a ser presidente de bairro ou da UAB”, finalizou.
Fotos: UAB/Divulgação