Farroupilha

Campanha de Vacinação contra a gripe atinge 67% da meta em Farroupilha

Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 25 de maio em Caxias do Sul (Foto: Divulgação)
Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 25 de maio em Caxias do Sul (Foto: Divulgação)


Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe. A vacina está disponível nos postos de saúde de todo o país até a próxima sexta-feira, dia 26 de maio, para o público-alvo da campanha. Mas vale ressaltar que, em função do feriado de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha a campanha encerra já na quinta-feira, dia 25. Até o momento apenas 67% do grupo prioritário foi vacinado.

De acordo com a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Paulina Guizzo, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade.

“É muito importante que as pessoas dos grupos prioritários comparecem em uma Unidade Básica de Saúde para fazer sua vaciana contra a influenza. Até o momento temos apenas 67% das pessoas vacinadas, ou seja, falta ainda mais de 30% da população prioritária. Lembrando que a vacina em Farroupilha vai ser feita até esta quinta-feira, dia 25, em virtude do feriado de Nossa Senhora de Caravaggio”, ressaltou.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram vacinados até o momento 5.530 idoso (78,88 % da meta), 311 gestantes (45,74 %), 89 puérperas (79,46 %), 808 trabalhadores de saúde (66,56 %), 1.707 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (48,73 %), 52 indígenas (82,5 %), 639 professores e 2.225 portadores de doenças crônicas.

Devem ser imunizados:

Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

Crianças de seis meses a menores de cinco anos (apresentar carteira de vacinação);

Gestantes, independentemente da idade gestacional (apresentar cartão da gestante)

Puérperas até 45 dias após o parto (apresentar carteira da gestante ou certidão de nascimento do filho);

Pessoas com 60 anos ou mais;

Indígenas;

Pessoas entre cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas (obrigatório apresentar receita médica com CID);

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Adolescentes jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa;

Professores das redes pública e privada (apresentar documento como contracheque ou uma declaração da diretoria da escola dizendo que o professor é da escola).

Idosos acamados com impossibilidade de locomoção cadastrados no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) serão vacinados a domicílio durante a campanha. Para os que não estão cadastrados, um familiar pode entrar contato com a UBS Central pelo telefone 54 3268.1284 e fazer o agendamento.

É importante ressaltar que quem tomou a vacina ano passado deve atualizar a dose, já que a proteção tem efetividade de um ano e vai enfraquecendo com o tempo. Além disso, o vírus é mutável. A vacina que chega aos postos de saúde de todo o país é a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul: o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A meta em relação à última vacinação aumenta de 80% para 90%.