A Brigada Militar (BM) de Farroupilha realizou, neste sábado (30), a formatura de 849 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade ocorreu Ginásio do Parque Cinquentenário, e contou com a participação de 30 escolas do Ensino Fundamental.
As aulas, que atenderam desde escolas particulares até aquelas do interior, foram ministradas pelos instrutores Soldado PM Joice e Soldado PM Moraes.
O comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), Giovani Gomes afirmou que o evento traz representatividade ao cenário municipal:
“É uma representatividade muito importante, porque hoje, somente nesta formatura são 849 alunos, mas como o programa iniciou em 2002 em Farroupilha, até agora, são mais de 31 mil crianças formadas, então é uma expressão muito grande de formaturas. Com certeza os valores que esses jovens estão levando do não à violência e não à droga, com certeza auxilia muito a segurança pública”, afirma.
A questão de passagem de valores durante as aulas foi outro ponto a ser mencionado pelo comandante:
“O impacto é importantíssimo. Aquilo que é passado de valores por outros muitas vezes, nós em sala de aula, juntamente com as escolas, o município, o apoio dos professores, faz com que eles tenham em mente os valores da sociedade que eles devem levar e o dizer não às drogas e a violência”, finalizou.
Os pais aderiram ao projeto e lotaram as arquibancadas do ginásio. O Proerd consiste em um esforço integrado estabelecido entre a BM, a escola e a família. Tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência.