FINADOS

"A cada ano é menor", afirma responsável pelo Cemitério Municipal de Farroupilha sobre movimento no Dia de Finados

Nem mesmo a proximidade do dia 2 de novembro fez com que as pessoas fossem realizar limpeza nas capelas

FARROUPILHA
Responsável pelo Cemitério Municipal de Farroupilha, Luiz Antônio Muller (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O Dia de Finados, lembrado neste ano em um sábado, 2 de novembro, movimenta os cemitérios de todo o Brasil. Em Farroupilha a circulação de pessoas nos dois cemitérios da cidade também tem aumentado para limpezas, mas fica longe da procura de outros tempos.

Mesmo sendo uma data muito importante no calendário, o Dia de Finados vem perdendo força nos últimos anos no município.

Conforme o responsável pelos sepultamentos e pela construção de gavetas, túmulos e capelas, Luiz Antônio Muller, de 62 anos, 44 deles trabalhando no Cemitério Municipal de Farroupilha, afirma que o movimento de familiares das pessoas sepultadas vem caindo com o passar dos anos:

“Na verdade a cada ano é menor. Nos últimos anos depois da Covid-19 decaiu bastante, mas neste nível já está há uns cinco anos, está cada vez caindo mais. Tem um pouco de descaso das famílias, um abandono pelo cemitério. Aquele pessoal mais antigo que tinha o costume, que vinham, já se foram e essa geração nova que está vindo não são muito de frequentar o cemitério”, destaca Muller.

Responsável pelo Cemitério Municipal de Farroupilha, Luiz Antônio Muller (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Mesmo com a proximidade deste dia, que também é feriado, a limpeza dos túmulos e jazigos foi muito baixa. Poucas pessoas realizaram a limpeza dos locais: “Muito mais, cerca de 70%, talvez quase chegando a 80% do pessoal não faz nada, às vezes dá uma varrida, uma limpada e fica por isso”.

Um pedido feito por Luiz Antônio Muller é que não utilizem lava-jato para limpeza dos locais a partir da próxima terça-feira (29), tendo em vista que a prática geralmente acaba de alguma forma sujando outras capelas.

Os números do Cemitério Municipal de Farroupilha impressionam. A data de inauguração é incerta, porém, a sua lápide mais antiga é datada de 1908. O local possuí aproximadamente 15 mil pessoas sepultadas, em uma área com cerca de dois mil terrenos, ocupando uma grande quadra com a entrada principal na rua Papa João XXIII. Mensalmente, cerca de 22 sepultamentos são realizados no maior cemitério de Farroupilha.

Além deste, Farroupilha abriga o cemitério Nova Vicenza, que fica no bairro de mesmo nome, às margens da RSC-453, local que também deve receber um grande número de visitantes durante a próxima semana.

Cemitério Municipal de Farroupilha (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Cemitério Municipal

Cemitério Nova Vicenza