A 32ª ExpoBento e a 19ª Fenavinho foram promovidas pelo Centro da Indústria, Comércios e Serviços (CIC-BG) e serviram de plataforma para impulsionar negócios na Serra Gaúcha. As feiras encerraram neste domingo (21), em Bento Gonçalves, depois de 11 dias de programação.
Segundo os organizadores, foram registrados 274.360 visitantes ao Centro de Eventos da Fundaparque. O maior público ocorreu neste fim de semana, com 43.958 visitantes no sábado (20) e 40.498 no domingo (21). Foram cerca de 450 expositores, cuja estimava é de terem gerados negócios que totalizaram cerca de e R$ 50 milhões.
“Estamos mostrando que é possível, sim, reerguer o Rio Grande do Sul. Com trabalho e união, podemos, e vamos, retomar a economia e trazer de volta o progresso para nosso Estado. Estamos servindo de exemplo e inspiração para todos que sofreram perdas. Nossa feira e nossa festa encerram com uma mensagem muito positiva: é hora de erguer a cabeça, olhar para frente, arregaçar as mangas e trabalhar. Porque os resultados aparecem, como apareceram para todos que acreditaram na ExpoBento e Fenavinho”, avaliou o diretor geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande.
Pela coordenação da Fenavinho, Patrícia Pedrotti lembrou que feira e festa chegaram um momento desafiador, sobretudo para as comunidades do interior, que precisavam de acolhida e esperança.
“A Fenavinho veio para lembrar a todos nós de que, juntos, podemos transformar a realidade. E foi isso que, juntos, fizemos. Encerramos a 19ª Fenavinho mais fortes do que nunca, e devemos isso a cada um de vocês”, afirmou.
Já o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, salientou que os resultados alcançados pela feira e pela festa evidenciam o protagonismo dos eventos no tão necessário movimento da retomada da economia.
“Muito bem acolhidas pelo público, que marcou presença de forma expressiva também nesta edição, a 32ª ExpoBento e 19 Fenavinho comprovam o quanto acertada foi a decisão de mantermos sua realização, sobretudo nesse contexto, e estão fortemente conectadas ao um dos propósitos do CIC-BG que é a promoção de oportunidades de negócios e fomento ao desenvolvimento de toda a região. Estamos muito satisfeitos com o trabalho e com os frutos dele decorrentes”, disse Lazzari.
O espírito de união proporcionado pela feira e pela festa foram destacados pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Evandro Soares.
“Expobento e Fenavinho encerram demonstrando sua conexão com a cidade. Eventos que após períodos difíceis chegam para ser propulsores de negócios, do turismo e para evidenciar o trabalho dos agricultores e de toda a comunidade de Bento Gonçalves”, salientou.
A próxima edição dos dois eventos ficou marcada para o período entre 12 e 22 de junho de 2025. No encerramento, o presidente Lazzari anunciou os nomes de César Anderle, como diretor-geral da 33ª ExpoBento; e de Alexandre Miolo, como coordenador da 20ª Fenavinho.