A Expoagas 2025 recebeu número recorde de visitantes: 69 mil e deve gerar quase 800 milhões de reais em negócios. Os corredores e estandes estiveram sempre tomados por supermercadistas e demais atores do setor levados pela necessidade de conhecer as novas tendências apresentadas por 576 expositores.
Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercadosdesde terça-feira (19) no Centro de Eventos Fiergs, o evento apresentou equipamentos e serviços para o varejo, especialmente em áreas como maquinários, alimentos, bebidas e produtos de limpeza. Amaior parte dos expositores são do Rio Grande do Sul.
Entre os visitantes, a participação varejista mais uma vez predominou, representando 77% do total.
O crescimento de 8% no público em relação à edição de 2024 deve-se a muitos fatores, como a chegada de novas indústrias expositoras, que convidam seus clientes para a feira, à necessidade crescente dos varejistas buscarem diferenciais para seus negócios, diante de uma concorrência cada vez mais forte, e o momento de transformação pelo qual o Estado passa, já que no ano passado muitas empresas haviam sido recentemente atingidas pelas águas
,
rememora o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
A Expoagas 2025 recebeu, entre os inscritos, representantes de 7,8 mil empresas e profissionais dos 27 estados brasileiros e de nove países.
Pleitos do setor
Na coletiva de encerramento, na tarde de quinta-feira o presidente Antônio Longo comentou “Durante a entrevista coletiva de encerramento, na tarde de quinta-feira Antônio Longo fez um pequeno balanço dos 22 anos à frente da entidade – o balanço completo está em livro apresentado no jantar de abertura da feira, na segunda-feira,18. Lembrou a dificuldade em empreender num país cheio de mudanças e inseguranças que partem de decisões governamentais..
A cada dia uma surpresa, mas estamos sempre preparados
Longo ressaltou ainda que o setor sempre busca avanços e melhorias mas também se submete às regras impostas por órgãos como a Anvisa e à fiscalizações
Um dos principais pleitos dos supermercados, a possibilidade de vender remédios que não necessitem de prescrição médica parece estar chegando a um final exitoso. “Acredito que até o final do ano estaremos com esta novidade confirmada. Além de melhor atender os nossos clientes abrem-se três mil vagas de trabalho para farmacêuticos”, anunciou
Seguimos pleiteando a expansão dos pavilhões da Fiergs, que é a casa da indústria gaúcha. Nossa feira quer e precisa receber mais indústrias gaúchas entreos estandes, já que queremos fortalecer toda a cadeia. O supermercado é um setor que torce pelo sucesso de todos os outros. Nosso segmento está presente na vida de todos os gaúchos, por isso trouxemos o slogan ´Tá na vida, tá no super, tá na Expoagas´
explica Longo.
Novas Áreas e Homenagens
Em 2025, as duas novas áreas foram criadas em espaços
anexos ao pavilhão principal – um deles em um lonado climatizado, e o outro no foyer do Teatro da Fiergs, batizado de Área Summit.
os gaúchos.
Na terça-feira (19), antes das palestras magnas, a Agas homenageou as empresas que participaram como expositoras da primeira edição da Expoagas, em 1983. São elas a Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Cooperativa Vinícola Aurora, Águas Minerais Vontobel, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar (foto abaixo).