TURISMO

Executivo sanciona lei que estabelece marca turística de Caxias do Sul

A identidade visual estampa materiais publicitários que promovem e divulgam o turismo caxiense, com elementos que remetem às principais características da cidade

Identidade visual da marca 'Curta Caxias'
Identidade visual da marca 'Curta Caxias' | Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, sancionou, nesta terça-feira (17), a lei nº 9.233, que institui e regulamenta a identidade visual “Curta Caxias” como marca turística do município. A marca, criada em 2020 pela agência Intervene, estampa os materiais publicitários relacionados à promoção e divulgação da Secretaria Municipal do Turismo.

Na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que previa estabelecer a marca como oficial do destino turístico de Caxias do Sul.

O foco principal da marca ‘Curta Caxias’ é ilustrar as inúmeras possibilidades de gastronomia, história e natureza que existem na cidade para os turistas que desejam visitar.

Os elementos da marca:

Selos: Originalmente usados para autenticar, fechar documentos ou marcar propriedade, também se destacam como itens colecionáveis, especialmente os postais, valorizados por seu aspecto histórico e temático. Em uma era de constante evolução tecnológica, há uma tendência crescente de resgatar elementos do passado, incluindo selos, para as novas gerações. Esses itens não apenas evocam memória histórica, mas também transmitem confiança e são objetos de interesse para colecionadores.

Divisões: As quatro divisões representam os quatro setores que mais impulsionam o turismo caxiense. Todos estavam presentes em uma pesquisa de mercado do turismo de Caxias do Sul, e são os mesmos que se tornarão os colecionáveis do ‘“’Curta Caxias’“’: Gastronomia; História; Natureza; Economia (contemplando também hospedagem e eventos).

Cores: As cores são completamente inovadoras. Quando se pensa em Caxias, a cidade é frequentemente associada a cores duras, fortes e escuras. No entanto, a marca precisa se comunicar com diversos públicos e destacar várias atrações. Assim, a marca segue as cores municipais, presentes no escudo da cidade, como o verde (representando o pinheiro e a floresta), o amarelo (simbolizando o trigo) e o púrpura (que significa a uva), porém utilizadas em tons vivos, modernos, que pulsam vida, que transmitem modernidade e ainda a representatividade histórica que os selos trazem.

Fontes/tipografias: Para o descritivo “Curta Caxias”, assim como para a tagline “A cada parada, uma nova descoberta”, as fontes utilizadas remetem a curtição, acolhimento e receptividade na sua escrita. Ao mesmo tempo, denotam modernidade e tradição. As fontes são modernas, tornando a comunicação atemporal

Identidade visual da marca ‘Curta Caxias’