Matéria em atualização
A instalação dos semáforos no acesso ao bairro Forqueta, na ERS-122, em Caxias do Sul, começou por volta das 9h30 desta quarta-feira (31). A ação do Executivo municipal ocorreu devido à falta de retorno da direção da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
A decisão foi adotada depois de uma reunião do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), nesta segunda-feira (29), em Porto Alegre, no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O diretor, Luciano Faustino, havia determinado que a CSG instalasse os semáforos nos acessos à Forqueta e à Fundação Marcopolo, na RSC-453.
A finalidade é reduzir o alto índice de acidentes nos dois locais. No caso de Forqueta, a situação se agravou desde que a CSG fechou o acesso em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
De acordo com o prefeito Adiló, o Município protocolou o projeto dos semáforos no governo do Estado, em abril. Faltava agora a aprovação do Daer. Depois, vieram as enchentes, o que paralisou o processo. Entretanto, segundo ele não havia mais como postergar a ação.
“A gente teve a paciência necessária de aguardar todo esse período. Já se passaram mais de 60 dias e não tivemos solução nenhuma. Na segunda-feira, em Porto Alegre, tivemos uma reunião com o Luciano Faustino, que ficou empenhado e tentou nos ajudar a resolver Nós deixamos um prazo até o dia de ontem para que tivéssemos uma resposta definitiva. Caso contrário, nós colocaríamos o semáforo. Depois, se a concessionária conseguir fazer a tal da rótula alongada, algum outro equipamento melhor, ótimo. Mas nesse momento, nosso dever nos impõe de proteger a vida do cidadão Caxiense que precisa usar esse espaço todo dia. Então, não é um ato de rebeldia, não é nada contra ninguém. Mas sim, tomarmos uma atitude, porque eu acho que já se passou o tempo demais aguardando solução”, afirmou Adiló.
O trabalho começou pela implantação da haste de suporte dos semáforos. A previsão é de que a concretagem esteja firme até esta sexta (02). Depois será iniciada a instalação do equipamento. Após a ligação da energia elétrica, o sistema será acionado em ‘amarelo piscante’ para alertar e informar os condutores. A perspectiva é de que esteja as sinaleiras entrem em operação normal até o fim da semana que vem.
A reportagem do Grupo RSCOM solicitou um posicionamento à assessoria de Comunicação da CSG. Contudo, até a publicação desta matéria, não havia recebido nenhum retorno.
Mais informações em breve