As 50 escolas de Educação Infantil de Gestão Compartilhada de Caxias do Sul vão retomar as aulas na próxima segunda-feira (03). No total, 5.353 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, bem como 903 profissionais da comunidade escolar estão previstos para o retorno.
Quatro entidades fazem parte da Gestão Compartilhada, Associação Cultural Jardelino Ramos (AEJAR), Associação de Educação Integral Educaxias, Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren e Associação Mão Amiga.
Durante os dias 27 e 28 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu o Seminário Cuidando das Infâncias aos profissionais da área. No evento, foram debatidas as ferramentas necessárias para garantir um ambiente seguro e estimulante, favorecendo o crescimento pedagógico e afetivo das crianças atendidas. Os profissionais seguiram organizando os espaços e planejando o retorno das aulas até a última sexta-feira (31).
A Smed também construiu, de forma coletiva, em 2024, um documento orientador da organização do cotidiano da Educação Infantil da Rede Municipal de Caxias do Sul. O intuito é nortear os profissionais para um olhar ainda mais atento na organização dos tempos, espaços e na seleção dos materiais. Foi evidenciado ainda as possibilidades de experiências do cotidiano que respeitem as necessidades e as especificidades de cada uma das etapas de desenvolvimento.