TRÂNSITO

MobiCaxias e entidades da Serra Gaúcha cobram manutenção urgente da BR-116

Entre os quilômetros 178 e 179, em Nova Petrópolis, segmento de asfalto apresenta rachaduras e falhas na camada asfáltica

Trecho da BR-116, entre os quilômetros 178 e 179
Foto: MobiCaxias/Divulgação

Caxias do Sul - Um ofício protocolado na última semana junto à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes relata a preocupação de diversas entidades da Serra Gaúcha com o risco estrutural identificado em trecho da BR-116, entre os quilômetros 178 e 179, em Nova Petrópolis. O segmento apresenta rachaduras e falhas na camada asfáltica, situação que pode comprometer sua estabilidade.

O documento, assinado por representantes de organizações locais, incluindo o MobiCaxias, enfatiza a urgência de intervenções para evitar possíveis interrupções no tráfego, que trariam prejuízos significativos para a economia, o turismo e os serviços da região. A BR-116 é considerada um eixo vital para o transporte e turismo da Serra Gaúcha, conectando importantes destinos como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.

O presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, lembrou que nesta sexta-feira (20) será inaugurada a ponte definitiva sobre o Rio Caí. Contudo, ele alerta que o impacto positivo dessa nova estrutura será limitado caso o trecho da BR-116 sofra interdições.

As solicitações apresentadas no ofício incluem:

  1. Reforço estrutural emergencial da base da rodovia;
  2. Estudos técnicos para viabilidade de uma pista adicional;
  3. Planejamento de obras corretivas e preventivas para garantir a segurança do trecho.

Divulgação/MobiCaxias