A companhia ISA CTEEP recebeu a Licença de Operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para a Subestação Caxias Norte, considerada uma das maiores subestações de transmissão de energia no Rio Grande do Sul com 195 mil m² de área instalada, sendo 77 mil m² de área energizada.
Parte integrante do Projeto Minuano, contará com a construção de mais 115km de linhas de transmissão, quase 40km destes com circuito duplo, que passarão pelos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis.
A Caxias Norte conta com 2.700 megavoltamper (MVA) de potência e contribuirá com o aumento da flexibilidade e a confiabilidade do sistema de transmissão da Serra Gaúcha, assim como a ampliação da disponibilidade de energia e potência para indústrias locais, fomentando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social na região.
O diretor-executivo de projetos da ISA CTEEP, Dayron Urrego, afirmou que é motivo de grande satisfação para a empresa receber a licença de operação para a subestação, que é uma das maiores do Rio Grande do Sul.”Com o Projeto Minuano, ampliamos a nossa presença no Estado, onde já operamos a Interligação Elétrica Sul, e reforçamos o nosso compromisso com a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, afirmou.
O empreendimento, arrematado no Leilão de Transmissão nº 02/19, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem Receita Anual Permitida de R$ 48,3 milhões (ciclo 2023/2024) e terá investimento previsto pelo regulador superior a R$ 681 milhões, com prazo de entrega em março do ano que vem.
Durante todo o processo da obra será utilizada mão de obra local, com previsão de contratação de mais de 1,3 mil profissionais diretos e indiretos.