Dados do relatório Desempenho Econômico elaborado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias), revelam que, em setembro, a economia de Caxias do Sul apresentou uma leve retração de 2,4% em relação ao mês anterior. A estatística foi divulgada nesta terça-feira (12), durante uma entrevista coletiva realizada na sede da CIC.
Conforme a pesquisa, a redução foi puxada pelos setores da indústria e comércio, que recuaram 3,5% cada. Enquanto isso, o segmento de serviços se manteve praticamente estável, com uma ligeira alta de 0,2%.
Entretanto, apesar dos dados sazonais, o balanço anual apresenta um cenário de crescimento da economia local. Em relação ao mesmo mês do ano passado, ocorreu um crescimento de 8,3%. O resultado foi impulsionado por um aumento expressivo de 15,1% no setor de serviços e 7,3% na indústria, embora o comércio tenha mostrado uma leve queda de 0,3%.
No acumulado dos nove meses de 2024, o indicador também foi positivo. A economia caxiense cresceu 7,3%. O percentual se deve, principalmente, ao setor de serviços, que obteve um avanço de 14,8%.
“Esse declínio em setembro era esperado em razão de menos dias úteis, mas quando se compara com o ano passado, houve incremento, com números bem interessantes. A tendência é de permanecer um crescimento de 5%, ou um pouco acima, para fechamento da economia de Caxias do Sul em 2024, um número bastante robusto, expressivo e superior ao que temos visto no estado e no cenário nacional”, analisa Tarciano Mélo Cardoso, diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias.
Mercado externo
Ainda de acordo com o relatório, o saldo da balança comercial de setembro aumentou 90,1% em relação a agosto, apesar de uma queda acumulada de 43,2% nos últimos 12 meses. Em 2024, as exportações de Caxias do Sul são lideradas por materiais de transporte, representando 43% do total, enquanto as importações são dominadas por máquinas e aparelhos, com 50%.
Também participaram da apresentação dos dados, os diretores executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto; de Planejamento, Economia e Estatística da entidade, Marcos Rossi Victorazzi; além de diretores da CDL Caxias.