Cidades

Em menos de sete dias, Exército conclui montagem da ponte provisória entre Lajeado e Arroio do Meio

Estrutura de 60 metros tem capacidade de suportar até 80 toneladas. Prefeituras realizam ajustes finais para liberação na quarta-feira (7)

Em menos de sete dias, Exército conclui montagem da ponte provisória entre Lajeado e Arroio do Meio
Foto: Divulgação

O 3º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro concluiu, no domingo (4/8), a instalação da ponte provisória sobre o Rio Forqueta, interligando os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. No entanto, o tráfego na estrutura será liberado apenas na quarta-feira (7), após as prefeituras finalizarem a instalação de placas de sinalização e concluírem os acessos necessários.

A montagem da ponte, executada por cerca de 90 militares, começou na última segunda (29/7) e foi realizada em menos de sete dias, superando a previsão inicial de 20 a 25 dias. A estrutura, com 60 metros de extensão, permitirá a passagem de todos os tipos de veículos nos primeiros 15 dias, com capacidade para suportar até 80 toneladas. Após esse período, uma avaliação será realizada para decidir se veículos de passeio poderão continuar utilizando a via.

O Exército ainda realizará ajustes finais e testes na estrutura antes da entrega formal, prevista para quarta-feira em horário a ser definido. Os acessos à ponte foram desenvolvidos ao longo dos últimos três meses e incluem a Rua Romeu Júlio Scherer, no Bairro Olarias, e o Planalto, em Lajeado, além da ERS-130 para a Estrada Geral de Forqueta Baixa, em Arroio do Meio.

Com a nova ponte, Lajeado e Arroio do Meio passam a ter duas ligações diretas. A Ponte de Ferro permite apenas a passagem de veículos de até 4,5 toneladas, obrigando caminhões a utilizarem rotas alternativas, como a ERS-129 por Roca Sales e Colinas, para cruzar entre as partes alta e baixa da região.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação