O horário inédito das 8 horas de amanhã de uma segunda-feira foi o escolhido para a segunda sessão extraordinária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizada na manhã desta segunda-feira(13). Três projetos de lei de interesse e origem executiva foram aprovados por unanimidade em pouco mais de dez minutos.
Desta forma o município está autorizado a contratar de forma emergencial e temporária de profissionais para a área da Educação. Serão contratadas 500 Auxiliares de Educação Infantil
( PLO 2/2025) para atender à demanda das Escolas Municipais. A medida é necessária porque o número de candidatos aprovados no Concurso Público Edital n° 02/2024 ficou bem distante do mínimo necessário. O salário será de R$ 1.430,00 mensais para 30 horas semanais.
Foram aprovadas ainda a contratação de oito psicopedagogos ( PLO 3/2025), para atender crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem no Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no Serviço de Acolhimento Institucional (Abrigo).
Link para consulta do projeto:
Já o PLO 4/2025 permite Contratação emergencial de 20 professores de Inglês
para suprir a demanda nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Mesmo votando a favor dos projetos o vereador emedebista Moisés Scussel criticou o valor a ser pago aos profissionais e lembrou que na comparação, Garibaldi remunera bem melhor. Em resposta do vereador José Gava lembrou que se for par comparar o salário dos vereadores em Garibaldi é de R$ 4.500, 00 ante os atuais 10.900,00 em Bento.
As sessões extraordinárias em Bento Gonçalves são realizadas sem ônus ao município. A sessão de instalação dos trabalhos ordinários no Legislativo municipal está marcada para o sábado 01 de fevereiro às 10h.