Em Caxias, embaixador da Itália realiza primeira visita ao Rio Grande do Sul

Na recepção da CIC, Alessandro Cortese reafirmou laços entre o País e o município. O embaixador ressaltou a pujança da economia da Serra

Publicado por
11:48 - 10/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Júlio Soares/Objetiva

O diplomata foi recepcionado pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro; o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso; e o cônsul-honorário em Caxias do Sul, Gelson Castellan. A recepção ocorreu durante um coquetel realizado na noite desta terça-feira (09), na sede da entidade.

Alessandro Cortese demonstrou emoção ao registrar a visita a uma cidade marcada pela colonização italiana. Além disso, ressaltou o empreendedorismo da economia da região. “Cada vez que encontro um lugar como Caxias do Sul, com tantos ítalo-gaúchos, é muito emocionante ver o sucesso que alcançaram. Para mim é uma visita inesquecível”, disse o embaixador.

O cônsul-geral, Valerio Caruso, destacou o momento histórico, pois se trata da primeira visita de Cortese ao Estado desde o início de seu mandato. “Pessoalmente, me sinto sempre em casa e fiz questão que o embaixador soubesse da nossa pequena Itália fora da Itália aqui em Caxias do Sul, uma cidade que amo muito”, disse Caruso.

O anfitrião, Celestino Loro, expressou o orgulho em receber o embaixador, salientando os laços que unem os dois países. “Temos uma relação econômica muito importante, que é muito forte. As relações entre empresas brasileiras e italianas são um exemplo no mundo. Temos que trabalhar para continuar a fortalecer essa aproximação”, afirmou o presidente da CIC.

A visita de Alessandro Cortese ocorre no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil e antecede a mesma celebração, em Caxias do Sul. Também participaram da recepção, autoridades como o prefeito Adiló Didomenico; a vice-prefeita Paula Ioris; a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos; o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Rech; e o presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) Itália, Giacomo Guarnera.

Nesta desta quarta-feira (10), o embaixador participou de um café da manhã com lideranças empresariais e institucionais dos dois países. O evento foi uma promoção do Lide Itália e Lide Rio Grande do Sul. O tema do encontro foi “Business Itália-Brasil: oportunidades e desafios”.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp