O Legislativo de Caxias do Sul aprovou, na sessão desta quinta-feira (20) a instalação de duas novas Frentes Parlamentares. Uma delas é do Automobilismo e Esporte a Motor. De autoria do vereador Pedro Rodrigues (PL), juntamente com os colegas de partido, Capitão Ramon, Daiane Mello, Hiago Morandi e Sandro Fantinel; Alexandre Bortoluz (PP), Daniel Santos e Edson da Rosa (Republicanos) e Sandra Bonetto/NOVO.
A finalidade é debater acerca do esporte e incentivar a implementação de políticas públicas que visem a fortalecer e apoiar essa modalidade esportiva no município. Além disso, fomentar o empreendedorismo local, como indústrias de autopeças, injetoras de peças automotivas, retificas de motores, oficinas mecânicas, oficinas restauradoras de chapeação e pintura, estéticas automotivas.
Barragens
Outra frente aprovada pelo plenário foi a que vai atuar em Defesa e Prevenção das Estruturas das Barragens de Caxias do Sul. A proposta é da vereadora Daiane Mello (PL), e também foi rubricada pelos colegas de bancada, Capitão Ramon Teles, Hiago Morandi, Pedro Rodrigues e Sandro Fantinel; além de Andressa Marques (PCdoB), Andressa Mallmann (PDT) e Rose Frigeri (PT).
O novo grupo de trabalho tem como objetivo garantir a segurança da população, a preservação ambiental e a correta gestão dos recursos hídricos do município. O requerimento destaca que é fundamental haver um acompanhamento contínuo e eficaz por parte do poder público, garantindo que as diretrizes sejam implementadas com transparência e, principalmente, com o debate intenso com as comunidades envolvidas.
Grupos aprovados
Com as frentes aprovadas nesta quinta, em 17 dias do novo ano legislativo, a Câmara de Vereadores criou oito grupos específicos de debate. Até a última terça (18), já haviam sido aprovadas seis frentes: da População em Situação de Rua; de Apoio à Instalação do Trem Regional da Serra Gaúcha; em Defesa dos Direitos dos Animais; em Defesa da Saúde Mental; de Proteção e Defesa Civil; e de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas.
Além disso, outras três frentes, que perderam a validade com o fim da legislatura anterior, também tiveram a reinstalação aprovada pelos vereadores: em Defesa da Universidade Federal; em Defesa das Pessoas com Altas Habilidades; e “A Maesa é Nossa!”.