Em 100 dias, cerca de 9 mil caxienses já agendaram consultas por telefone em Caxias do Sul

Agenda + UBS está disponível nas Unidades Básicas de Saúde Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Mariani e Rio Branco. O número é 3290.4485

Publicado por
18:00 - 07/12/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A babá Sirlei Maciel de Oliveira, 67 anos, já sabe que não precisa madrugar nem enfrentar fila para ser atendida na UBS Cruzeiro. Ela é uma das 9 mil pessoas que utilizou o Agenda + UBS nos primeiros 100 dias de funcionamento do serviço.

Estou muito feliz por mim e pelas outras pessoas, que iam de madrugada marcar consulta. É um conforto”, destaca dona Sirlei. “O atendimento foi muito bom, perguntaram nome, CPF, endereço, UBS onde eu consultava e o médico de preferência. Respondi tudo e logo marcaram. Deu tudo certo, fui muito bem atendida. Fiz exames, o médico já olhou e marquei outra vez”, descreve.

O Agenda + UBS começou em 1º de agosto e, por enquanto, atende a oito Unidades Básicas de Saúde: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Mariani e Rio Branco. O número é 3290.4485.

Outras UBSs devem ser incluídas gradativamente. O prefeito Adiló Didomenico lembra que um dos compromissos assumidos em NOSSO Plano de Governo era melhorar a saúde por meio da Atenção Primária: “Nossa administração estava determinada a fazer uma mudança positiva, trazer novas formas de facilitar o acesso à saúde. O Agenda+ UBS é um programa que estava sendo aguardado há muito tempo pela comunidade. É uma conveniência e facilidade que posteriormente chegará para toda a população. Seguimos comprometidos em continuar aprimorando a Atenção Primária no Município. Estamos preparando a licitação da Telemedicina, também para melhorar a vida da população”.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressalta que uma das maiores preocupações é prestar atendimento de saúde com qualidade, com mais conforto para quem mais precisa. “Estamos empenhados em ampliar e aprimorar o agendamento telefônico ainda mais”, aponta.

Os agendamentos pela central são destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros). Ou seja, o Agenda+ UBS serve para que os pacientes deixem de ir até a UBS enfrentar fila para marcar consulta. O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), segue sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.

Para agendar consulta é obrigatório informar nome completo e CPF. O atendente faz a conferência dos dados do Cartão SUS, que precisa ser de Caxias do Sul.

É muito importante que os usuários façam a ligação munidos do CPF, pois fazemos a atualização cadastral. Também lembramos que o usuário que agendar e não puder comparecer deve ligar e cancelar, para que seja oportunizada a vaga para outra pessoa”, salienta Maicol Muneroli, diretor técnico médico da Atenção Primária em Saúde.

Investimentos em saúde

Caxias do Sul investe, em média, 25% da receita em saúde, 10 pontos percentuais acima do previsto pela Constituição. Para atender à demanda crescente, o município banca com recursos próprios 34 novos leitos que foram incorporados à rede SUS após a pandemia (16 de UTI e 18 clínico/ cirúrgicos, no total de R$ 900 mil/mês), implantou três farmácias regionais, ampliou a Farmácia Itinerante para mais duas localidades do interior, abriu concurso para médicos com carga horária ampliada de 12 para 20 horas em UBSs, dentre outras medidas.

Em dezembro será inaugurada a nova UBS de Ana Rech, e estão em andamento as reformas totais nas unidades do Esplanada, Mariani e Parque Oásis, que serão entregues como novas, sem interrupção nos atendimentos.

Tire suas dúvidas sobre o Agenda+UBS:

Como agendar consulta?

O telefone do Agenda UBS é 3290.4485.

Quais UBSs já estão contempladas?

UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Mariani e Rio Branco. Outras UBSs serão contempladas gradativamente.

Quais consultas agendar?

Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.

Em que situações posso agendar consulta?

– Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)

– Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)

Quais documentos são necessários para agendar?

CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.

Qual o horário de atendimento da central?

Das 8h às 16h.

É preciso ser morador de Caxias?

Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.

O que fazer se não puder comparecer para consultar?

Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.

Fotos: Divulgação

A prestação de contas é um dever do Poder Público e um direito do cidadão. Acesse o site prafrentepelagente.caxias.rs.gov.br e saiba mais sobre as realizações da prefeitura.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp